quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
JEREMIAS 43
JEREMIAS 43
Jeremias é levado ao Egito pelo povo
1 Tendo Jeremias acabado de falar a todo o povo todas as palavras do Senhor seu Deus, aquelas palavras com as quais o Senhor seu Deus lho havia enviado,
2 então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito para ali peregrinardes;
3 mas Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar na mão dos caldeus, para eles nos matarem, ou para nos levarem cativos para Babilônia.
4 Não obedeceu pois Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os príncipes dos exércitos, nem o povo todo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá.
5 Mas Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças tomaram a todo o resto de Judá, que havia voltado dentre todas as nações, para onde haviam sido arrojados, com o fim de peregrinarem na terra de Judá;
6 aos homens, às mulheres, às crianças, e às filhas do rei, e a toda pessoa que Nebuzaradão, capitão da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias;
7 e entraram na terra do Egito; pois não obedeceram à voz do Senhor; assim vieram até Tapanes.
Profesia da conquista do Egito por Nabucodonozor
8 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, em Tapanes, dizendo:
9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as com barro no pavimento que está à entrada da casa de Faraó em Tapanes, à vista dos homens de Judá;
10 e dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Eis que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono sobre estas pedras que escondi; e ele estenderá o seu pavilhão real sobre elas.
11 Virá, e ferirá a terra do Egito, entregando à morte quem é para a morte, ao cativeiro quem é para o cativeiro, e à espada.
12 E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito; e ele os queimará e os levará cativos; e ornar-se-á da terra do Egito, como se veste o pastor com a sua roupa; e sairá dali em paz.
13 E quebrará as colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo.
JEREMIAS 42
JEREMIAS 42
Jeremias exorta o povo a não ir à terra do Egito
1 Então chegaram todos os chefes das forças, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até o maior,
2 e disseram a Jeremias, o profeta: Seja aceita, pedimos-te, a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este resto; porque de muitos restamos somente uns poucos, assim como nos vêem os teus olhos;
3 para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
4 Respondeu-lhes Jeremias o profeta: Eu vos tenho ouvido; eis que orarei ao Senhor vosso Deus conforme as vossas palavras; e o que o Senhor vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
5 Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se assim não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus.
6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.
7 Ao fim de dez dias veio a palavra do Senhor a Jeremias.
8 Então chamou a Joanã, filho de Careá, e a todos os chefes das forças que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até o maior,
9 e lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, a quem me enviastes para apresentar a vossa súplica diante dele:
10 Se de boa mente habitardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.
11 Não temais o rei de Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o Senhor; pois eu sou convosco, para vos salvar e para vos livrar da sua mão.
12 E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça habitar na vossa terra.
13 Mas se vós disserdes: Não habitaremos nesta terra; não obedecendo à voz do Senhor vosso Deus,
14 e dizendo: Não; antes iremos para a terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos o som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali habitaremos;
15 nesse caso ouvi a palavra do Senhor, ó resto de Judá: Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Se vós de todo vos propuserdes a entrar no Egito, e entrardes para lá peregrinar,
16 então a espada que vós temeis vos alcançará ali na terra do Egito, e a fome que vós receais vos seguirá de perto mesmo no Egito, e ali morrereis.
17 Assim sucederá a todos os homens que se propuserem a entrar no Egito, a fim de lá peregrinarem: morrerão à espada, de fome, e de peste; e deles não haverá quem reste ou escape do mal que eu trarei sobre eles.
18 Pois assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Como se derramou a minha ira e a minha indignação sobre os habitantes de Jerusalém, assim se derramará a minha indignação sobre vós, quando entrardes no Egito. Sereis um espetáculo de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio; e não vereis mais este lugar.
19 Falou o Senhor acerca de vós, ó resto de Judá: Não entreis no Egito. Tende por certo que hoje vos tenho avisado.
20 Porque vós vos enganastes a vós mesmos; pois me enviastes ao Senhor vosso Deus, dizendo: Roga por nós ao Senhor nosso Deus, e conforme tudo o que disser o Senhor Deus nosso, declara-no-lo assim, e o faremos.
21 E vo-lo tenho declarado hoje, mas não destes ouvidos à voz do Senhor vosso Deus em coisa alguma pela qual ele me enviou a vos.
22 Agora pois sabei por certo que morrereis à espada, de fome e de peste no mesmo lugar onde desejais ir para lá peregrinardes.
JEREMIAS 41
JEREMIAS 41
O assasinato de Gedalias
1 Sucedeu, porém, no mês sétimo, que veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, de sangue real, e um dos nobres do rei, e dez homens com ele, a Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá; e eles comeram pão juntos ali em Mizpá.
2 E levantou-se Ismael, filho de Netanias, com os dez homens que estavam com ele, e feriram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, à espada, matando assim aquele que o rei de Babilônia havia posto por governador sobre a terra.
3 Matou também Ismael a todos os judeus que estavam com Gedalias, em Mizpá, como também aos soldados caldeus que se achavam ali.
4 Sucedeu pois no dia seguinte, depois que ele matara a Gedalias, sem ninguém o saber,
5 que vieram de Siquém, de Siló e de Samária, oitenta homens, com a barba rapada, e os vestidos rasgados e tendo as carnes retalhadas, trazendo nas mãos ofertas de cereais e incenso, para os levarem à casa do Senhor.
6 E, saindo-lhes ao encontro Ismael, filho de Netanias, desde Mizpá, ia chorando; e sucedeu que, encontrando-os, lhes disse: Vinde a Gedalias, filho de Aicão.
7 Chegando eles, porém, até o meio da cidade, Ismael, filho de Netanias, e os homens que estavam com ele mataram-nos e os lançaram num poço.
8 Mas entre eles se acharam dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates a nós, porque temos escondidos no campo depósitos de trigo, cevada, azeite e mel. E ele por isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.
9 E o poço em que Ismael lançou todos os cadáveres dos homens que matara por causa de Gedalias é o mesmo que fez o rei Asa, por causa de Baasa, rei de Israel; foi esse mesmo que Ismael, filho de Netanias, encheu de mortos.
10 E Ismael levou cativo a todo o resto do povo que estava em Mizpá: as filhas do rei, e todo o povo que ficara em Mizpá, que Nebuzaradão, capitão da guarda, havia confiado a Gedalias, filho de Aicão; e levou-os cativos Ismael, filho de Netanias, e se foi para passar aos filhos de Amom.
11 Ouvindo, porém, Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças que estavam com ele, todo o mal que havia feito Ismael, filho de Netanias,
12 tomaram todos os seus homens e foram pelejar contra Ismael, filho de Netanias; e o acharam ao pé das grandes águas que há em Gibeão.
13 E todo o povo que estava com Ismael se alegrou quando viu a Joanã, filho de Careá, e a todos os chefes das forças, que vinham com ele.
14 E todo o povo que Ismael levara cativo de Mizpá virou as costas, e voltou, e foi para Joanã, filho de Careá.
15 Mas Ismael, filho de Netanias, com oito homens, escapou de Joanã e se foi para os filhos de Amom.
16 Então Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças que estavam com ele, tomaram a todo o resto do povo que Ismael, filho de Netanias, tinha levado cativo de Mizpá, depois que matara Gedalias, filho de Aicão, a saber, aos soldados, as mulheres, aos meninos e aos eunucos, que Joanã havia recobrado de Gibeão,
17 e partiram, indo habitar Gerute-Quimã, que está perto de Belém, para dali entrarem no Egito,
18 por causa dos caldeus; pois os temiam, por ter Ismael, filho de Netanias, matado a Gedalias, filho de Aicão, a quem o rei de Babilônia tinha posto por governador sobre a terra.
ORAÇÃO DO PAI NOSSO COMO ENTENDO E ORO
ORAÇÃO DO PAI NOSSO COMO ENTENDO E ORO
"Pai nosso, que estás nos céus!
POIS EIS SOBERANO E ACIMA DE TI NADA HÁ NEM NUNCA HAVERÁ!
Santificado seja o teu nome.
POIS AO SEU NOME, JESUS, TODO PODER FOI DADO NO CÉU E NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA.
Venha o teu Reino;
POIS DEVEMOS BUSCAR EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E AS DEMAIS COISAS NOS SERÃO ACRESCENTADAS.
seja feita a tua vontade,
POIS O SENHOR SABE O QUE É MELHOR PARA CADA UM DE NÓS, CONHECES O PASSADO, PRESENTE E FUTURO E A NOSSA VONTADE NEM SEMPRE É A SUA PAI, MAS A SUA DEVE SER SEMPRE A NOSSA.
assim na terra como no céu.
POIS A VONTADE DO SENHOR SEMPRE PREVALECERÁ NA TERRA E NO CÉU E SUA VONTADE É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
POIS É O SENHOR QUEM ALIMENTA OS LIRIOS DOS CAMPOS E OS PÁSSAROS DOS CÉUS QUE DIRÁ NOS QUE SOMOS SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E SOMOS CHAMADOS SEUS FILHOS.
Perdoa as nossas dívidas,
POIS CARECEMOS SER PERDOADOS POR TI SENHOR, SOMOS FALHOS, PECAMOS POR PENSAMENTOS, ATOS E AÇÕES E CARECEMOS DO SEU PERDÃO.
assim como perdoamosaos nossos devedores.
POIS PRECISAMOS APRENDER A PERDOAR, ASSIM COMO ESPERAMOS E DESEJAMOS SEU PERDÃO, SEM NÃO GUARDAR MÁGOAS, É APAGAR O PASSADO ASSIM COMO O SENHOR NÃO SE LEMBRA MAIS DOS NOSSOS QUANDO NOS PERDOA.
E não nos deixes cairem tentação,
AJUDE-NOS A GUARDAR NOSSO CORAÇÃO EM TI SENHOR, ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SEGUIR CONFIANTES AINDA QUE ESTEJAMOS INCOMODANDO AOS PREDADORES. CAMINHARMOS FIRMES RUMO A NOSSA SALVAÇÃO.
mas livra-nos do mal,
QUE NADA DESVIE NOSSO FOCO DA SALVAÇÃO, LEVANTE UM ESCUDO DE PROTEÇÃO SOBRE NOSSA VIDA E CUBRA-NOS COM TEU SANGUE JESUS.
POIS sei que - Mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas não serei atingido"
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.
É O SENHOR QUE ESTA NO CONTROLE E COMIGO OU SEM MIM, FAZENDO OU NÃO A MINHA VONTADE, ME ABENÇOANDO OU NÃO O SENHOR SEMPRE SERÁ DEUS E SOU EU QUEM PRECISA, CARECE, NECESSITA DE TI PARA TUDO!
Amém.
Mateus 6:9-13
POIS EIS SOBERANO E ACIMA DE TI NADA HÁ NEM NUNCA HAVERÁ!
Santificado seja o teu nome.
POIS AO SEU NOME, JESUS, TODO PODER FOI DADO NO CÉU E NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA.
Venha o teu Reino;
POIS DEVEMOS BUSCAR EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E AS DEMAIS COISAS NOS SERÃO ACRESCENTADAS.
seja feita a tua vontade,
POIS O SENHOR SABE O QUE É MELHOR PARA CADA UM DE NÓS, CONHECES O PASSADO, PRESENTE E FUTURO E A NOSSA VONTADE NEM SEMPRE É A SUA PAI, MAS A SUA DEVE SER SEMPRE A NOSSA.
assim na terra como no céu.
POIS A VONTADE DO SENHOR SEMPRE PREVALECERÁ NA TERRA E NO CÉU E SUA VONTADE É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
POIS É O SENHOR QUEM ALIMENTA OS LIRIOS DOS CAMPOS E OS PÁSSAROS DOS CÉUS QUE DIRÁ NOS QUE SOMOS SUA IMAGEM E SEMELHANÇA E SOMOS CHAMADOS SEUS FILHOS.
Perdoa as nossas dívidas,
POIS CARECEMOS SER PERDOADOS POR TI SENHOR, SOMOS FALHOS, PECAMOS POR PENSAMENTOS, ATOS E AÇÕES E CARECEMOS DO SEU PERDÃO.
assim como perdoamosaos nossos devedores.
POIS PRECISAMOS APRENDER A PERDOAR, ASSIM COMO ESPERAMOS E DESEJAMOS SEU PERDÃO, SEM NÃO GUARDAR MÁGOAS, É APAGAR O PASSADO ASSIM COMO O SENHOR NÃO SE LEMBRA MAIS DOS NOSSOS QUANDO NOS PERDOA.
E não nos deixes cairem tentação,
AJUDE-NOS A GUARDAR NOSSO CORAÇÃO EM TI SENHOR, ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SEGUIR CONFIANTES AINDA QUE ESTEJAMOS INCOMODANDO AOS PREDADORES. CAMINHARMOS FIRMES RUMO A NOSSA SALVAÇÃO.
mas livra-nos do mal,
QUE NADA DESVIE NOSSO FOCO DA SALVAÇÃO, LEVANTE UM ESCUDO DE PROTEÇÃO SOBRE NOSSA VIDA E CUBRA-NOS COM TEU SANGUE JESUS.
POIS sei que - Mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas não serei atingido"
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.
É O SENHOR QUE ESTA NO CONTROLE E COMIGO OU SEM MIM, FAZENDO OU NÃO A MINHA VONTADE, ME ABENÇOANDO OU NÃO O SENHOR SEMPRE SERÁ DEUS E SOU EU QUEM PRECISA, CARECE, NECESSITA DE TI PARA TUDO!
Amém.
Mateus 6:9-13
Assinar:
Postagens (Atom)