quinta-feira, 19 de julho de 2018
Adore, ore e o chão vai tremer, as correntes cair e Jesus Chegara ai
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Fábula Sementes de Deus
Sementes de Deus
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Um rapaz
entrou numa loja e viu um senhor no balcão.
Maravilhado
com a beleza do lugar, perguntou-lhe:
👨- Senhor,
o que se vende aqui?
👴- Todos
os dons de DEUS.
👨- E
custam muito? voltou a perguntar.
👴-Não
custam nada. Aqui tudo é grátis.
Contemplou
a loja e viu que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança,
caixas de salvação, muita sabedoria, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e
muitos outros dons de DEUS.
TOMOU
CORAGEM E PEDIU:
- Quero o
maior jarro de amor de DEUS,
todos os
fardos de perdão e um vidro grande de fé, prá mim e prá toda minha família.
Então, o
senhor preparou tudo e entregou-lhe um pequeno embrulho que cabia na palma da
sua mão.
INCRÉDULO,
ele disse:
👨- Mas
como pode estar aqui tudo que eu te pedi?
SORRINDO
O SENHOR LHE RESPONDEU:
-
Meu querido irmão, na loja de DEUS não vendemos frutos, só sementes…
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Pegadas na areia
Pegadas na areia
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Uma noite
eu sonhei um sonho.
Estava
andando na praia com meu Senhor. Através do céu escuro passavam cenas da minha
vida.
Para cada
cena percebi dois pares de pegadas na areia; dois eram meus e dois eram do
Senhor.
Quando a
última cena da minha vida surgiu rapidamente diante de mim, olhei para trás
para as pegadas na areia.
Havia
apenas um par de pegadas.
Percebi
que isto era sempre assim
nos
momentos mais tristes e desesperadores da minha vida.
Isso me
incomodou bastante e questionei o Senhor sobre o meu dilema:
❝ Senhor,
Tu me disseste que se eu resolvesse Te seguir, irias andar comigo por todo o
caminho. Mas estou percebendo que durante as maiores tribulações da minha vida só
há um par de pegadas.
Eu não
consigo entender porque, quando mais preciso de ti, tu me abandonas. ❞
Ele
falou, suavemente:
❝ Meu
precioso filho, Eu te amo e nunca te deixarei, nunca nem mesmo durante as tuas
provações e testes. Quando vistes apenas um par de pegadas, foi então que eu te
carreguei.❞
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Fábula O sábio e o turista
O sábio e o turista
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Um
turista foi à uma cidade no Egito, com objetivo de visitar um famoso sábio.
Lá
chegando, o turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito
simples e cheio de livros.
As únicas
peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
– Onde
estão seus móveis? Perguntou o turista.
E o
sábio, mais que depressa, perguntou-lhe também:
– E onde
estão os seus…?
– Os
meus?! - surpreendeu-se o turista
– Eu
estou aqui só de passagem!
– Eu
também… - concluiu o sábio.
❝A vida na
Terra é somente de passagem.
No
entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de onde
se deve construir seu maior tesouro.❞
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Fábula Viver como as flores
– Mestre
como faço para não me aborrecer?
- Algumas
pessoas falam demais, ignorantes.
- Algumas
são indiferentes.
- Sinto
ódio das que são mentirosas.
- Sofro
com as que caluniam.
– Pois viva como as flores: - disse o
mestre!
– Como é
viver como as flores?
– Repare
nestas flores , apontando lírios que cresciam no jardim.
– Elas
nascem no meio do esterco, entretanto, são puras e perfumadas.
- Extraem
do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o
azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as
próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o
importunem.
Os
defeitos deles são deles e não seus. Não há razão para aborrecimento. Exercite,
pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
❝Isso é
viver como as flores❞
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A autoridade do crente
As orações de Paulo
A autoridade do crente é Revelada de forma mais ampla no livro de Efésios do que em qualquer outra epístola escrita às igrejas. Por ser este livro baseado em Efésios seria bom que os primeiros três capítulos fosse lido repetidas vezes você notará que a orações cheias de unção do Espírito No final do primeiro e terceiro capítulos. Entretanto, Paulo não fez essa oração apenas em intenção de igreja em Éfeso. Elas se aplicam a nós hoje tanto quanto aqueles crentes de Éfeso por terem sido dadas pelo Espírito Santo.
Oração: EFÉSIOS 1. 16 A 20
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LIÇÃO BÍBLICA - CAIM E ABEL
Pastor
Leandro Carius
Uma Cidade a que pôs o nome de
Enoque, nome do seu filho, ou seja, superando o nomadismo a que fora condenado
enquanto indivíduo, bem como um pecuarista, como Jabal – GN. 4.20, cultural
(não tardou a surgir a música, com Jabal GN 4.21 e tecnológico (Tubalcaim
desenvolveu a metalurgia).
OBS 1 - O texto apresenta o desenvolvimento da
civilização, com suas bases culturas e
tecnologias. Surge o homem político (da polis cidade, v. 17), o homem artista
(v.21) e o homem artesão (v. 22).
A civilização, porém, nasce de
Caim: autossuficiência, a violência se multiplica cada vez mais, gerando uma
sociedade fundada na hostilidade e na competição.
Tudo perdido? Não. Surge também o
homem religioso (v.26), que busca reunir novamente aquilo que o homem
autossuficiente divide e separa.
Em MT. 18:21,22, O novo
Testamento apresenta a antítese da violência. (Bíblia sagrada, Edição Pastoral,
com. Gn 4. 17-26, p.18).
Se no ponto de vista material, os
caministas eram prósperos moral e espiritualmente, eram um retundo fracasso. A
bíblia relata que, nesta civilização, iniciou-se a poligamia (Lameque, o
primeiro polígamo, Gn 4.19), abandonando-se o modelo divino de família; houve
aumento da violência, com novo homicídio, que gerou a vingança humana como
modelo de justiça como demonstra
“Cantico da espada” de Lameque (Gn. 4: 23, 24); o desvalor do ser humano
se patenteia, pois uma vida ceifada apenas por causa de um pisão (Gn. 4.23), inicia-se a prostituição, pois a
irmã de Tubalcaim, Naamá, é tida como a primeira prostituta da história, (seu
nome quer dizer “agradável”, “desejável”).
OBS 2 – Um aspecto interessante
da civilização Caimita é que é a civilização da violência, algo que tem sido
assunto do cotidiano em nosso País.
A propósito, reproduzimos aqui um
estudo sobre violência, que toma como fonte de inspiração precisamente o
epsódio Biblico de Caim e de Abel: “... Na Bíblia, a violencia aparece não como
realidade que determina o agir humano, porque a grande realidade fundante e
criadora é Deus, que cria as pessoas à ”sua imagem”. A violência aparece como
consequência do pecado humano... É a criação do homem e da mulher “à imagem e
semelhança” de Deus (Gn. 1, 26-27) que possibilita que, em cada homem e em cada
mulher, aconteça o desejo do Reino de Deus, que é um desejo de paz ...Toda a
história da salvação pode ser vista ou lida na perspectiva da busca da paz
constantemente perdida e superação da violência instaurada pelo pecado humano.
Por isso, as promessas messiânicas são de paz, harmonia e reconciliação
Universal, que inclui todo o cosmo e toda a criação… A ruptura desse desejo
primordial de paz, ou a impossibilidade de realizá-lo vem do pecado humano.
O “desejo mimético” ( René Girard
) mais violento, o desejo de morte e vingança, o desejo de desforrar, de
estar “quites”, de que o outro “pague” ou de que o outro sofra, o desejo
de domínio e destruição ou o desejo egoísta e egocêntrico que impede de
perceber o desejo de paz das outras pessoas não estão, segundo as Escrituras
Sagradas, “no inínio “.
No início é o desejo de paz a
violência e desejo pervertido, alienado, enlouquecido. O pecado do homem e da
mulher, que recusam a serem criaturas, querem igualar-se a Deus, é a
primeira violência, geradora de todas as outras (Gn.3)... O livro de Gênesis
nos traz o relato paradigmático da violência de irmão contra irmão (Gn. 4).
Paradigmático porque Caim representa a humanidade fratricida. Abel não é um
estranho é um irmão que se transforma em rival e Caim o assassino. À pergunta
de Deus por seu irmão Caim responde: “Não sei. Sou eu o guarda do meu irmão?”
No entanto, a “voz do sangue” de Abel clama do solo à Deus, que condena
totalmente a Caim ao amaldiçoá-lo e bani-lo do solo que “abriu a boca para
recolher da tua mão o sangue do teu irmão”. A maldição do solo, acontecida com
o pecado de Adão e Eva em (Gn. 3.17), recai agora sobre Caim. A condenação
total de Deus, no entanto, é seguida por um ato inusitado: Ele pôs sobre
Caim um sinal de proteção, “para que ninguém ao encontrá-lo, o ferisse”.
Com isso. Deus rompe o prosseguimento da espiral da violência, para que
violência não seja virada com violência. Caim se torna então construtor
de cidades. Cidades fortificadas, de defesa e proteção contra os outros. A
defesa contra o irmão tem sua origem no pecado, na violência primeira de matar
o irmão, que por sua vez tem sua origem na primeira violência, a do
homem e mulher contra Deus (Gn. 3), Como romper esse círculo de violência e
defesa? Deus pôs sobre Caim um sinal de proteção, “para que ninguém, ao encontrá-lo,
o ferisse”. Com isso, Deus rompe o prosseguimento da espiral da violência,
para que violência não seja vingada com violência. O relato do dilúvio
nos conta que a Terra ficou “cheia de violência” (Gn.6, 11) e que “o dia todo o
coração do homem não fazia outra coisa senão conceber o mal” (Gn. 6,5),
mostrando assim a continuidade da espiral da violência, trazendo de volta
o caos. Ninguém é inocente,isento da violência do pecado. A reconstrução da
terra virar então da família de Noé, o pequeno “resto” por meio da qual
se renovará a promessa de Deus (Gm. 9,9).
A civilização caneta não tinha
lugar algum para Deus, tanto que nada a respeito de um relacionamento com
Deus ou de busca de Deus entre seus integrantes é revelado na Bíblia Sagrada.
Teve grande desenvolvimento e acabou por assimilar até a geração piedosa
advinda de Sete (onde, sim, se começou a invocar o nome do Senhor - Gn. 4.26),
Na primeira globalização na história humana (cf. Gn. 6: 1,2), de tal modo que
não sobrou senão uma única família na face da terra, dentre os cientistas
(Gn. 6:6-12), tendo este caminho de Caim terminado com a destruição de toda
esta civilização com o dilúvio (cf. Rm. 6:23).
Obs. É interessante notar que,
por incrível que possa parecer, o Alcorão afirma que Caim se
arrependeu e que, antes até deste arrependimento, Deus chegara até
a ajudá-lo a sepultar o cadáver através de um corvo, como se Deus
colocasse com homicidas (o que talvez se explique porque os versos
seguintes à passagem defendem a morte dos “infiéis” por parte dos
muçulmanos, seguindo, assim, o caminho de Caim...).
A Bíblia, porém, diz algo bem
diferente, o que demonstra que a própria civilização islâmica, conquanto
religiosa, insere-se no contexto do “mundo” tanto que faz questão de alencar
cair como um arrependido. Eis a passagem corânica: “E conta-lhes (ó Mensageiro)
a história dos dois filhos de Adão. Quando apresentaram duas oferendas:
foi aceita a de um e recusada a do outro. Disse aqueles cuja oferenda foi
recusada: juro que te matarei. Disse-lhe (o outro): Deus só aceita
(a oferenda) dos justos. Ainda que levantasse a mão para assassinar-me,
jamais levantaria a minha para matar-te, porque temos a Deus,
Senhor do Universo. Quero que arques com a minha e com a tua culpa,
para que sejas um dos condenados ao inferno, que é o castigo dos
iníquos. E o egoísmo (do outro) induziu-o a assassinar o irmão; assassinou-o e
contou se entre os desventurados. E Deus enviou um corvo, que se pôs a
escavar a terra para ensinar-lhe a ocultar o cadáver do irmão. Disse: Ai
de mim! Não é verdade que não fui capaz de ocultar o cadáver do meu irmão, se
até este corpo é capaz de fazê-lo? Contou-se, depois, entre os arrependidos. “
(5:27-31).
Outra versão a respeito de Caim é
dada pelos mórmons, para quem Caim teria sido a primeira pessoa que teria
efetuado um pacto com Satanás, pelo qual teria passado a se denominar “mestre
mahan”, o “mestre do grande segredo” conforme se registra fantasiosamente
em um dos livros sagrados desta seita, denominada “Pérola do grande
valor”, onde se nota uma certa influência rosacrucianismo e maçônica.
Nesta obra, aliás, no chamado o “livro de Moisés”, é dito que “a semente
de Caim era Negra e não tinha lugar e entre eles (os outros filhos de Adão,
observação nessa nossa). (7:22), de onde veio o racismo que caracterizou
os mórmons até a década de 1970. Os Mórmons afirmam, ainda, em seu
dicionário bíblico oficial, que Caim matou seu irmão mais novo, Abel, em virtude
da inveja e ganância. Negam que Caim tenha sido o primogênito de Adão e Eva e
que “revelação” dada a Jospeh Smith explica que Caim não foi o filho mais
velho e que teria casado com uma sobrinha, conforme texto do mencionado o
“livro de Moisés” da “pérola de valor”, Os Mórmons, por fim, afirma que Caim
foi colocado fora da presença de Deus, em total contraposição ao que a Bíblia
nos afirma, ou seja, de que foi Caim quem, voluntariamente, saiu da
presença do Senhor.
Estudo de Pastor: Leandro Carius
Digitado Por: Pastora Eliane de
F. C. Ramos
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