APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, Quem fui? Quem sou? Quem serei? na verdade o que importa mesmo é o legado que deixarei

NOSSOS CURSOS E ESTUDOS GRATOS

NOSSOS CURSOS E ESTUDOS GRATOS
FAÇA O SEU DEPOIS ENTREM EM CONTATO PELO EMAIL igrejacaminhandocomjesus@gmail.com PEDINDO SER CERTIFICADO DO CURSO POR 5 REAIS
Visualizar

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Salmo 91 Detalhado


Salmo 91

1.
 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente

Versículo 1 - Neste verso, há duas figuras bem marcantes: o “esconderijo do Altíssimo” e “a sombra do Onipotente”. Ambas expressões referem-se a proteção e a nossa comunhão com Deus. O “esconderijo do Altíssimo” trata-se do nosso próprio coração, quando permitimos que Deus faça morada. Estar a “sombra do Onipotente”, significa estar sob a proteção do Todo Poderoso, o Senhor nosso Deus.


2. diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Versículo 2 - O salmista afirma que Deus é a sua proteção, a sua fortificação - o seu baluarte - em que ele confia.

3. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Versículo 3 - No trecho que diz que Deus nos livra do “laço do passarinheiro”, significa Deus nos livra das armadilhas do Diabo. Da mesma forma, Deus nos protege do perigo eminente e das pestes contagiosas.

4. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
Versículo 4 - O salmista compara a verdade de Deus a um escudo protetor. Pavês - ou pavese - é um grande escudo que protege um guerreiro por inteiro. A Palavra de Deus tem este poder quando nos revestimos da Verdade.

5. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
Versículo 5 - O terror noturno está associado ao pânico e ao medo. Com Deus, temos paz tanto de dia quanto na escuridão, Ele é a nossa luz. As “setas que voam de dia” referido no verso, está ligada as ameaças que recebemos em nossa direção.

6. nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Versículo 6 - O verso 6 diz que esta cobertura dada por Deus, se estenderá a nossa saúde, tanto as ameaças visíveis quantos as invisíveis.

7. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Versículo 7 - Certamente este é o trecho mais conhecido deste Salmo: “caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido”. Deus cuida especialmente de nós, às vezes, nem temos consciência dos livramentos que recebemos. Ainda que estejamos no epicentro da destruição, Deus nos preservará!

8. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.
Versículo 8 - A vitória do ímpio é temporária, mas a vitória do justo permanece. Aquele que busca refúgio na Palavra de Deus constatará a Sua justiça com os seus próprios olhos.

9. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Versículo 9 - O verso 9 é uma reafirmação do que foi escrito no verso 1 e 2. Quem busca a Deus, faz do seu próprio coração morada do Altíssimo.

10. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
Versículo 10 - Justamente por sermos morada do Senhor - tenda dele - que nenhuma praga ou mal nos sucederá. A tenda não se refere a nossa casa, mas ao nosso coração, o templo do Espírito.

11. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Versículo 11 - Deus responde, Deus cuida, Deus abençoa aqueles que fazem d'Ele o seu escudo. Até seus anjos Ele envia para nos servirem. Por amor, o Senhor não só colocou o seu exército, mas o seu próprio Filho em nosso favor.


12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Versículo 12 - Além de nos proteger, Deus - através de Jesus - já nos livrou da queda, da vergonha e da acusação.

13. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Versículo 13 - Quando salmista refere-se em pisar no leão e na áspide (víbora), significa que Deus não quer somente nos proteger, Ele que nos dar a vitória. Seja nas pequenas lutas, como pisar numa víbora, ou nas grandes batalhas, como derrotar um leão.

14. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
Versículo 14 - Este livramento é resultado da nossa comunhão com Deus. Quem ama verdadeiramente o Senhor, antes de tudo é amado por Ele.


15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
Versículo 15 - Deus ouve a oração do justo. Não importa a tribulação, as dificuldades são oportunidades para que o nome do Senhor seja glorificado.

16. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.
Versículo 16 - Deus é a nossa proteção e a nossa Salvação! A longevidade é a boa consequência de quem se refugia no Altíssimo. Somente Deus consegue saciar o nosso espírito e enchendo-nos de esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário