APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, Quem fui? Quem sou? Quem serei? na verdade o que importa mesmo é o legado que deixarei
Visualizar

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Deus: 10 coisas que você precisa saber sobre o Criador 2


2. Deus, o Criador do universo

Deus é o supremo Criador e sustentador de todas as coisas. Sendo assim, não há nada na criação que se compare a Ele (incomparável - infinito, eterno, imutável e invisível, perfeito, santo). Segundo a Bíblia, Deus criou todas as coisas, dando início a nossa história:

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.
Isaías 40:28

A existência do universo pressupõe a existência de "Alguém" superior com inteligência e poder incomparáveis. Ao observarmos o universo, com todas as descobertas científicas dos últimos tempos, é razoável de se presumir a existência de um Criador de soberana Inteligência e poder, que arquitetou e gerou tudo pela Sua Excelência e vontade.

Se considerarmos honestamente a diversidade biológica encontrada no mundo natural, temos também que considerar um Desenhador Inteligente por trás de tudo.

Este tem um propósito definido, revelando a Sua grandeza e glória. Toda a complexidade de engenhos do mundo físico, como toda informação encontrada no código genético humano, por exemplo, pressupõe um programador com poder criativo sem precedentes.

No livro 'Deus em questão', C.S.Lewis respondendo sobre se: "Haverá Alguém além do universo que o tenha criado?" Lewis respondeu com um ressonante "sim". Lewis afirma que:

... o universo está cheio de "placas de sinalização", como o céu estrelado acima e a lei moral dentro de nós" tudo apontando com clareza inconfundível para aquela Inteligência.

Os que discordam disso, firmam-se numa teoria ainda mais improvável como a hipótese do Big Bang. Considerar que uma grande explosão tenha dado origem a tudo que conhecemos é como acreditar que um catastrófico incêndio seria capaz de produzir uma gigantesca biblioteca com bilhões de obras no seu acervo. Simplesmente impossível!

Deus Criador, sobre o qual a Bíblia descreve, fez todas as coisas visíveis e invisíveis, criou o mundo material e espiritual. Por isso, nenhuma criatura, nem mesmo os anjos merecem devoção. Somente o Deus Criador é digno de ser honrado e adorado. Todo o resto são criaturas.

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Romanos 1:25

Quem criou Deus?

Essa é uma pergunta que considera já de início que Deus foi criado. Que é um grande equívoco, considerando toda a complexidade do Universo criado. Daí a distinção fundamental que a Bíblia faz de todos os deuses das demais religiões e mitos. Deus é o Supremo Criador. Ele sempre existiu, nunca foi criado:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (...)
Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
- João 1:1, 3

Ao considerar o Deus da Bíblia, precisamos ter consciência dessa distinção: criado X não criado. Deus era Deus antes do início. Lennox no livro "Por que a ciência não consegue enterrar Deus" considera que "Deus pertence à categoria de não criado":

Pois o Deus que criou e sustenta o Universo não foi criado - Ele é eterno. Ele não foi "feito" e, portanto, não está sujeito às leis que a ciência descobriu; foi Ele quem criou o Universo com suas leis. Na verdade esse fato constitui a distinção fundamental entre Deus e o Universo. O Universo passou a existir, Deus não.
- Lennox, p. 257

Entendemos assim que o Deus Trino é superior a todas as coisas criadas, seres espirituais ou materiais (astros, elementos da natureza, animais e seres humanos) e que não há nada nem ninguém superior a Ele (Hebreus 6:13). O Verdadeiro Deus é supremo em absoluto, por isso muito superior a todas as outras coisas em todo o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário