8. Deus é O Salvador
Pode-se dizer que o tema da Salvação é central em toda a Bíblia. Do início ao fim, as Escrituras registram a mensagem do Deus Criador que, graciosamente, oferece salvação. Mas salvar do quê? Pensar em salvar alguém faz-nos lembrar de transtornos e perigos como de um terrível naufrágio, tsunami, uma doença incurável, um sequestro ou qualquer outro risco de morrer.
A salvação de Deus pressupõe que todos estamos condenados à morte. Desde a queda no princípio, todos afundamos num terrível lamaçal, estamos em linha de colisão com uma avalanche que virá nos destruir a qualquer momento. Isto mesmo! Sem Deus, você e eu estamos irremediavelmente condenados. Destinados à morte e destruição para sempre. Realmente, toda a humanidade está sujeita a uma condição de juízo e condenação por causa dos seus pecados.
O ensino bíblico sobre o pecado revela uma realidade que nem todos gostam de enfrentar, mas é absolutamente necessário para que haja salvação. "Todos pecaram e precisam da graça de Deus" (Romanos 3:23). Por isso, todas as pessoas precisam de entender:
- a natureza da maldade e da sujeira que corrompem o seu corações;
- e reconhecer a incapacidade de salvarem a si mesmas;
- e confiar totalmente na graça infinita de Deus;
- a necessidade de arrependimento e conversão (mudança de vida) para Jesus Cristo;
Todos estão cativos, i.é, são escravos dessa inclinação para a maldade (João 8:34), que condiciona a vida e o destino final da humanidade. Nossos valores, emoções, intelecto e vontade foram danificados pela ação maligna das ofensas que cometemos contra vontade soberana de Deus. Consequentemente todos estão destinados à punição e morte.
O pecado corrompeu a natureza espiritual e física das pessoas, tornando-nos todos destinados à ira e Juízo de Deus, Por isso todos, pessoalmente, merecem ser castigados pelos seus vícios e transgressões. Mas o Deus Salvador nos aponta uma porta de escape. Ele mesmo propõe-nos um futuro diferente daquele ao qual estávamos destinados. Essa é a salvação (redenção, libertação, vida eterna) que encontramos pela graça de Jesus Cristo.
... segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação,
não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus.
Ele não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.
- 2 Timóteo 1:9-10
A graça de Deus
Graça significa o favor imerecido de Deus. Isto é, não fizemos nada para merecer o amor de Deus. A palavra "graça" - chen no hebraico e charis no grego, aparece como: favor, bondade, amor, generosidade extrema e gratuita. Outros termos aparecem relacionados a ideia de graça, como por exemplo: "achar graça aos olhos", amor constante e incondicional (ágape), misericórdia, compaixão e bondade.
A palavra graça expressa a generosidade de Deus que age prontamente para salvar os pecadores. Deus é o Deus de TODA GRAÇA (Êxodo 34:6, 1 Pedro 5:10). Ele ama aqueles que não merecem ser amados, de forma gratuita e espontânea, dependendo unicamente da sua própria vontade para fazer isso.
Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus
- Efésios 2:8
Através de Jesus, a graça de Deus tomou corpo e forma, tornou-se uma pessoa (João 1:14-17). Jesus Cristo é o supremo presente do amor bondoso de Deus que se entregou por nós para cumprir a justiça em nosso lugar. Ele veio por pessoas indignas, sem status ou valor comparável. Somente por essa graça podemos ser salvos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário