6. Deus, o SENHOR
Na Bíblia, a palavra SENHOR é aplicada ao Deus Pai, a Jesus Cristo, Filho e ao Espírito Santo. O senhorio de Deus implica em ser Ele o chefe máximo do universo e governador absoluto de seu povo.
O Senhor Deus
É o Criador, o Deus de Israel, o governador, juíz, salvador e protetor. No Antigo Testamento, a palavra "Adonai" (originada do termo hebraico "Adon" - significa senhor, governador, ou dono de escravos) era usada como um título, se referindo ao Deus de Israel.
O nome "Yahweh" - Jeová, surgiu quando Deus apareceu a Moisés no episódio da sarça ardente. Ali, Moisés lhe perguntou o Seu nome e Deus se apresentou como o grande "EU SOU" (ou Eu SOU o que Sou), comissionando Moisés para libertar os israelitas do Egito. Como o passar do tempo, o tetragrama "Yahweh", passou a ser substituído pela palavra Adonai, por reverência ao nome revelado por Deus.
O AT grego traduziu a palavra Adonai - SENHOR no hebraico, por "Kurios" - Senhor em grego. Para diferenciar de outros senhores, ou deuses pagãos, as expressões (Adonai e Kurios) sempre apareciam com maiúscula, para se referir ao Deus de Israel.
Deus falou a Moisés e lhe disse: — Eu sou o Senhor.
Portanto, diga aos filhos de Israel: "Eu sou o Senhor. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo.Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito.
Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor."
- Êxodo 6:2, 6-8
O Senhor Jesus Cristo
No Novo Testamento, o Deus encarnado, o Filho de Deus e Messias, o Senhor Jesus Cristo é apresentado como o Senhor. Este título implica que Ele é mais que um líder, professor, rabino ou mestre, mas é o Deus vivo, Salvador do mundo que haveria de vir. Jesus se identificou com Deus (Jeová - "Eu Sou") em diferentes episódios. E por isso, foi tão perseguido e odiado pelos líderes judeus que não compreenderam que Ele era o SENHOR.
Jesus cumpriu as profecias do AT relativas ao Senhor (Jeová). Por exemplo, Joel 2:32 citado em Atos dos apóstolos 2:21 e Romanos 10:13 - "E aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo" é tomado como cumprimento da promessa para aqueles que invocam o nome de Jesus: Atos dos apóstolos 2:38 e Romanos 10:9-13.
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
- Filipenses 2:10-11
Ele viveu, morreu e ressuscitou para ser Senhor de todos (Romanos 14:9), ontem, hoje e sempre.
O Senhor, Espírito Santo
No Antigo Testamento, por vezes, o Espírito Santo aparece como figura indistinguível de Deus Pai (Salmos 51:11). Já no Novo Testamento essa distinção fica mais clara, uma vez que o Espírito Santo (Pneuma no grego) aparece identificado com a pessoa do Pai e do Filho, mas com atribuições diferentes.
O título pessoal usado por Jesus em João 15:26, "Parakletos" - consolador, conselheiro, advogado, ajudador , traduz exatamente a característica fundamental do Outro agente pessoal da trindade. O Espírito Santo é o Deus Consolador, presente e ajudando o Seu povo, em total unidade divina com Jesus Cristo e com o Pai, eternamente.
Em muitas passagens do NT, as funções exercidas pelo Espírito do Senhor aparecem ajustadas às outras pessoas da trindade. Isto revela a divindade do Espírito Santo e portanto, a co-igualdade no senhorio com Cristo e com o Pai.
Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
- 2 Coríntios 3:17-18
Nenhum comentário:
Postar um comentário