APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, Quem fui? Quem sou? Quem serei? na verdade o que importa mesmo é o legado que deixarei
Visualizar

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Deus: 10 coisas que você precisa saber sobre o Criador 5


5. Deus Triuno

Há um só Deus em três pessoas. Essa verdade é testemunhada nas Sagradas Escrituras, bem como refletida nas obras das três Pessoas Divinas - João 15:26Atos dos Apóstolos 2:32-33Gálatas 4:6Tito 3:4-6 e outros.

A doutrina da trindade é uma das mais importantes do Cristianismo. Ela ajuda-nos a compreender a essência eterna, única e diversa do Ser de Deus. Apesar da palavra "trindade" não aparecer na Bíblia, seu conceito é ensinado nela. Trindade significa tri-unidade, ou "três em unidade".

Assim podemos entender que Deus é um Ser único, consistindo em três “pessoas”, Pai, Filho e Espírito Santo, que se relacionam entre si desde a eternidade, mas são distintas.

Sobre o vocábulo "trindade", J.I. Packer fez a seguinte formulação:

Jesus...
a) endossava o monoteísmo do Antigo Testamento (Marcos 12:29), e, no entanto,
b) considerava-se "o Filho" em um sentido singular (Mateus 11:27, Marcos 12:1-12, Marcos 13:32), tendo prescrito e aceito a adoração como correta expressão de fé (João 5:23, João 9:35-38, João 20:28);
c) prometeu o Espírito Santo como o "outro Consolador", que viria substituí-Lo para desempenhar seu próprio multifacetado ministério (João 14:16); e
d) agrupou o Pai, o Filho e o Espírito Santo no "nome" trino (usando-o no singular, não no plural, como notamos), no qual - isto é, em relação ao qual - os futuros discípulos deveriam ser batizados (Mateus 28:19).

- J.I. Packer - Vocábulos de Deus. pp. 61 e 62.

Para entender o que Deus é em si mesmo, precisamos considerar o que a Bíblia mostra progressivamente acerca Dele. Há indícios em todo o texto sagrado de que Deus existe como mais de uma “pessoa”.

No Antigo Testamento encontramos uma revelação parcial, revelada sobretudo em registros plurais da fala de Deus:

  • “Façamos o homem à nossa imagem…” (Gên. 1:26),
  • “Agora o homem se tornou como um de nós” (Gên. 3:22);
  • “Venham, desçamos e confundamos a língua que falam (Gên. 11:7);
  • “Quem enviarei e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:8)
  • outras passagens que deixam claro a indicação da pluralidade de pessoas no próprio Deus (Salm. 45:6-7, Salm. 110:1)

No Novo Testamento há uma revelação mais completa da trindade. Quando Jesus foi batizado (Mateus 3:16-17), vemos os 3 membros da trindade realizando atividades distintas e coordenadas:

  • Deus Pai fala do céu;
  • Deus Filho é batizado e ouve o que o Pai fala;
  • Deus Espírito Santo desce do céu, pousando sobre Jesus.

A mesma especificação das pessoas divinas aparece no mandado da grande comissão feito por Jesus:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

- Mateus 28:19

Além dessa, outras tantas passagens fazem menção às três pessoas da Trindade juntas: (2 Coríntios 13:14); (1 Pedro 1:2) e (Judas 1:20-21).

Compreensão limitada da Trindade

Apesar de todas as evidências bíblicas e as afirmações anteriores, precisamos chegar ao ponto de reconhecer humildemente a complexidade do Ser de Deus. Ele é diferente de qualquer outra coisa no universo e não temos mais nenhuma outra realidade semelhante. Em si mesmo Deus contém tanto unidade como diversidade.

Somos incapazes de compreender completamente a existência tripessoal de Deus. Ultrapassados os pontos que a Bíblia revela, temos de nos reservar às nossas limitações humanas e CRER no que as Escrituras afirmam. Muitos detalhes e curiosidades ainda não estão ao nosso alcance.

Infelizmente, por não compreenderem a grandeza do Deus Trino, que a Bíblia apresenta, muitas heresias surgiram na história na tentativa de deturpar essa verdade bíblica (modalismo, arianismo, subordinacionismo, p.ex). Ainda hoje, há falsos cristãos, hereges, mulçumanos e judeus que refutam a divindade de uma ou mais Pessoas da trindade.

Contudo, a Bíblia (nossa regra de fé e prática) afirma isso com clareza. Ainda que a nossa capacidade de compreensão seja limitada, precisamos aceitar, crendo somente no que a Palavra de Deus diz.

Deus é único e seu verdadeiro ser existe nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O teólogo Wayne Grudem fez a seguinte colocação:

Deus existe eternamente como três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; cada pessoa é plenamente Deus e há um só Deus.

- Manual de Doutrinas Cristãs, p. 109

Todas essas afirmações são ensinadas na Bíblia. Cada membro da Trindade é plenamente Deus e cada pessoa compartilha todos os atributos de Deus com funções diferentes desde a eternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário