Dicionário Bíblico
Letra F
FAAT-MOAB
Foi o cabeça de uma família onde
alguns familiares estiveram no cativeiro de Babilônia. Tendo alguns dessa
família contraído o matrimônio com
mulheres gentias, delas se separaram seguindo o conselho de Esdras. Assinaram
um pacto de obediência a Javé. Citado em (2 Esdr 2, 3 Ne 7, 8; Ne 10,3).
FÁBULA
Há apenas duas fábulas, na Bíblia - a das árvores que
quiseram escolher o seu rei (Jz 9.8
a 15), e a do cardo do Líbano dirigindo-se ao cedro (2
Rs 14.9). As ‘fábulas’ de (1 Tm 1.4 - 4.7 - 2 Tm 4.4 - Tt 1.14); referem-se às
lendas e alegorias judaicas de que são exemplos muitas historietas do Talmude.
Em (2 Pe 1.16) compreendem-se aquelas coisas que são falsas, e imaginárias.
FACA
Os hebreus usavam as facas nas suas refeições mas
empregavam-nas na matança dos animais, e para fazerem em pedaços os que estavam
mortos (Gn 22.6 - 7.33,34 - 8.15,20,25 - 9.13 - Nm 18.18 - 1 Sm 9.24 - Ed 1.9 -
Ez 24.4). As mais antigas facas eram de pederneira, e talvez destas se tenha
conservado o uso nos atos cerimoniais (Êx 4.25 - Js 5.2,3).
FACE
Muitas vezes o termo designa o próprio Deus, enquanto se
volta ou se relaciona com o homem. “Contemplar a face” é ser admitido à
presença de Deus; “ver a face de Deus” é algo perigoso para o homem (Ex
33,20-23). O homem pede que Deus não lhe esconda a sua face (Sl 27,8s), mas lhe
mostre uma face compassiva (Nm 6,25).
FACÉE
Filho de Romélia. Foi o 18º rei de Israel. Chegou ao trono após assassinar
o anterior rei, de nome Facéia, o qual foi
general das tropas de Facéia, rei de Israel. Devido à sua impiedade, foi morto
por Oséias, filho de Elã, após um reinado de 20 anos. (4 Rs 15, 25).
FACÉIA
Nome de um dos filhos de Manaém, que o
sucedeu no trono de Israel. Reinou dois anos somente, pois foi assassinado por
Facée, general de suas tropas, que lhe usurpou o trono. (4 Rs 15, 22).
FADAIA
1) Foi o pai de Joel, príncipe de
Manasses, (1 Par 27, 20). 2) Foi o avô materno do rei Joaquim. (4 Rs 23, 36).
3) Foi irmão de Salatiel. (1 Par 3. 18, 19). 4) Foi um homem que ajudou a
reconstruir os muros de Jerusalém. (2 Esdr 3,25). 5) Foi o companheiro de
Esdras quando pregava ao povo. (2 Esdr 8, 4). 6) Parente de Jeséias, da tribo
de Benjamim. (2 Esdr 11, 7). 7) Foi superintendente dos celeiros, nomeado por
Neemias. (2 Esdr 13, 13).
FADASSUR
Foi o príncipe da tribo de Manasses. (Num l, 10).
FADON
Foi o fundador de uma família de natineus. (1 Esdr 2, 44).
FAIA
Palavra citada em (Isaías 60,13). A
glória do Líbano virá a ti, e todos juntos, o cipreste, a faia e o buxo, para
ornamentar meu lugar santo e honrar o lugar onde pousam meus pés. Palavra
encontrada em pequenas variantes em sua significação. Assim, encontramo-la com
o sentido de cipreste (Is 21, 19), o mesmo que adorna os cemitérios, e
significando igualmente ramos de oliveira (2 Esdr 8, 15); designando,
ainda, outra árvore que cresce junto com o cedro do Líbano e que foi empregada
na construção do Templo de Salomão. (3 Rs 5, 8-10 e 2 Par 28) e na feitura de
navios e instrumentos de música.
FALAIA
Também chamado de Pelaiah. Nome de um levita que acompanhou
Esdras no seu ensino. (2 Esdr 8, 7).
FALSO PROFETA
Titulo
dado a uma pessoa que ilegitimamente se proclama detentora de dons do Espírito
Santo. Tal rotulação pode tanto decorrer de um falso dom carismático, como do
uso do mesmo para fins demagógicos ou demoníacos. O mais famoso dos falsos
profetas do Novo Testamento é o “Falso Profeta” do livro de Apocalipse, cujo
nome é repetido por três vezes. Este falso profeta seria um aliado do
Anticristo e da besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da
escatologia. E o Diabo,
que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o
falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos
séculos. (Apocalipse 20:10). E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que
fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta
e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo
que arde com enxofre (Apocalipse 19:21).
FALTI
1) Homem que se casou com Micol,
depois que Saul a subtraiu de Davi. Este, porém, após a morte de Saul, tornou a
tomá-la do poder de Falti para ser sua mulher, (l Rs 21, 44; Rs 3, 11). 2) Foi
um dos espiões da terra de Canaã, também chamado Palte. (Num 13, 9).
FALTIAS
1) Em hebraico significa: libertação do Senhor. 2)
Foi um componente da tribo de Simeão e conseguiu derrotar os israelitas no
monte de Seir. (1 Par 3, 21-4, 42).
FAMÍLIA, SAGRADA
É a família de Jesus com Maria sua Mãe e com José, esposo
de Maria, instalada em Nazaré durante cerca de 30 anos, desde o regresso do
Egito até à vida pública do Senhor. Em homilia na basílica da Anunciação
(25.1.1964), Paulo VI colheu da Casa de Nazaré a tríplice lição de silêncio,
vida familiar e trabalho. A liturgia celebra a festa Sagrada Família no
domingo dentro da oitava do Natal. Segundo tradição tardia, a Casa de Nazaré
foi transportada para Loreto (Itália), onde se encontra sob a grande cúpula de
basílica quinhentista, tornando-se centro de peregrinações.
FANUEL
1) Foi o pai de Gedor, e Ezer, pai de
Hosa. Estes são os filhos de Hur, primogênito de Efrata, pai de Belém. (1
Crônicas 4,4). 2) Foi o pai da profetiza Ana da tribo de Aser, a viúva que
assistia no Templo quando N. S. Jesus Cristo foi apresentado. (Lc 2, 36). 3)
Foi uma cidade na tribo de Gad, onde se julga teria sido o local em que Jacó lutou contra o
Anjo. Foi destruída por Gedeão e reedificada por Jeroboão (I. Gên 32, 30. 31).
FARÃ
1) Foi rei de Jeremot, que se aliou a Adonisec, rei de
Jerusalém, contra Josué, e por este foi derrotado. (Jos 10. 3-2) 2)
Região do deserto que ficava entre Canaã e o monte Sinai, na Arábia. Ismael,
filho de Abraão, foi o primeiro que viveu ali. Também denominada Parem. (Num
10. 12).
FARAÓ
Primeiramente significou um palácio, e mais tarde o próprio
rei. Era o título do monarca do Egito. À exceção do Faraó Neco (2 Rs 23.29),
cuja marcha para o oriente na direção de Carquemis foi sustada por Josias, e do
Faraó-Hofra que sugeriu a Zedequias a resistência a Nabucodonozor, nenhum outro
Faraó das Escrituras pode, com certeza, ser identificado. Quando Abraão (Gn
12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo
algumas autoridades. Foi este o primeiro rei que tomou certas medidas para que
houvesse água suficiente, evitando, assim, aquelas terríveis fomes que eram
freqüentes. Ele mandou construir o grande reservatório, que tinha o nome de
Lago Moéris, distribuindo a água por meio de uma esplêndida série de canais.
Tão bem imaginada e executada foi aquela obra que, segundo dizem os engenheiros
modernos, valeria a pena restaurar o antigo lago, reparando os restos da
primitiva construção, o Faraó da história de José (Gn 37.28) foi um dos
primitivos reis hicsos, ou reis pastores. Sabemos muitas particularidades a
respeito deste soberano, mas não o seu nome. Ele reinou cerca do ano 1700 a .C. o fato de ele
repentinamente elevar o hebreu José a um lugar próximo do seu, mostra-nos o seu
absoluto poder, que ele pôde exercer em beneficio do seu favorito ministro e da
família deste. A opressão não principiou na vida de José, mas foi efetuada por
um Faraó pertencente a uma dinastia que ‘não conhecera a José’ (Êx 1.8), os
Faraós da opressão (19ª dinastia) eram egípcios, os quais tinham expulsado os
reis pastos, voltando ao poder, o Faraó que morreu quando Moisés andava pelo
país de Midiã, supõe-se que era Ramesés ii. Tanto a tradição como os monumentos
mostram que Ramesés ii empregou os estrangeiros nas tarefas duras e difíceis da
sua terra, inscrevendo este fato em cada um dos seus edifícios, vangloriando-se
muito por não ter chamado um único egípcio para tal trabalho. Ele também
estabeleceu um campo de tijolo, que era dele próprio. E, assim, aproveitando o
trabalho dos cativos, podia vender os seus tijolos por um preço inferior ao do
mercado. Todos os tijolos de Ramesés ii tinham gravada a sua própria imagem.
Alguns destes ainda se podem ver no Museu Britânico. A perseguição, que teve o
seu principio no reinado de Ramesés ii, continuou mais rigorosamente no tempo
de Meneptá: este tornou a vida dos israelitas tão triste, que as suas
lamentações subiram até ao trono de Deus. Deste Faraó do Êxodo não se sabe
muito. O que a Escritura diz dele é que era homem supersticioso, vacilante nos
seus propósitos. E essa sua vacilação foi causa de ser o seu exército afogado
no mar Vermelho. A sua múmia já foi descoberta, e acha-se no Cairo, no Museu de
Antigüidades Egípcias. A narrativa do Êxodo não diz que ele morreu com o seu
exército. (Sl 136.15.) o edomita rei Hadade, que foi inimigo de Davi, e o rei
Salomão, casaram com as filhas de um Faraó da 21ª dinastia (1 Rs 3.1 - 11.18 a 20). Quando entrava
no seu fim a 20ª dinastia, ganharam grande predomínio os sumos sacerdotes de
Ámem, deus de Tebas, e conseguiram destruir o poder da família de Ramesés no
Alto Egito. Nesta ocasião governavam no Baixo Egito os reis Tanitas. Havia
então no Egito dois soberanos, e, segundo alguns, três governando ao mesmo
tempo, até que os reis bubasitas da 22ª dinastia, tendo sido Sisaque da Bíblia
o primeiro, reuniram as duas coroas na sua própria. Principiou Sisaque a
reinar, quando Salomão já estava no 25º ano do seu reinado (990 a .C.). Hadade foi bem
recebido na corte egípcia. E foi-lhe dada em casamento a filha de Faraó, e um
bom lugar para ali habitar (1 Rs 11.18 a 20). O Faraó do tempo de Salomão
conduziu uma expedição à Palestina, apoderou-se de Jezer, e depois deu esta
terra a sua filha, mulher de Salomão (1 Rs 9.16), o reino de Salomão era pouco
extenso, visto como, segundo esta narração, não compreendia ainda toda a
Palestina. Esta aliança foi desastrosa para os hebreus, porque os levou a
manterem relações de amizade com idólatras, fato do qual resultaram mais tarde
os cativeiros e, por fim, a dispersão. Quando governava o rei Roboão, trouxe
Sisaque um exército contra ele (2 Cr 12. 2 a 4). Num muro de Tebas está uma lista das
cidades conquistadas por este rei, as quais foram: Bete-Horom, Ajalom, Megido,
Edom, e ‘Judahmele’, que o Dr. Birch (Hist. of Egypt, pág. 157) julga ser a cidade
real de Judá, isto é, Jerusalém. Mas como algumas cidades do reino do norte são
também mencionadas, é evidente que ele não atacou somente o reino de Judá, o
Faraó-Neco e o Faraó-Hofra são os outros Faraós mencionados na Bíblia, o
primeiro encontrou-se com Josias, rei de Judá, na batalha de Megido. Todavia,
foi depois tão terrivelmente derrotado por Nabucodonozor ii, que permaneceu o
resto da vida na sua própria terra (2 Rs 24.7). Faraó-Neco é o primeiro Faraó
mencionado na Bíblia, com o seu nome próprio, o segundo, Faraó-Hofra, auxiliou
os reis Joaquim e Zedequias a revoltarem-se contra Nabucodonozor, o resultado
foi desastroso para os aliados (Jr 27.5 a 8 - Ez 17.11 a 18). Hofra subiu ao
trono pelo ano 590 a .C.
e governou dezenove anos. Ezequiel descreve Hofra como um grande crocodilo, que
vive nos seus rios, e que se gaba de que foram feitos para ele próprio (Ez
29.3), o profeta Ezequiel, porém, predisse a respeito dele resultados
desastrosos, como também Jeremias que, com outros judeus, se tinha refugiado no
Egito (Jr 44.30 - 46.25,26). As profecias foram completamente cumpridas. Há
alguns anos, no inverno de 1908
a 1909, mandou o Prof. Petrie fazer escavações no
palácio deste rei egípcio, ocupava uma superfície de duas geiras, e em certos
sítios tinha uma altura de quinze metros.
FARÉS
1) Filho do patriarca Judá e de Tamar, sua concubina.
Quando Farés nasceu, Zara, seu irmão gêmeo, foi o primeiro que estendeu o braço
para fora, porém, deixou seu irmão Farés ser o primogênito. (Gên 38,
28-30). Farés teve dois filhos Esron e Hamul. (1 Crônicas 2,5).
FARFAR
Rio da Síria, próximo a Damasco citado em (2 Rs 5,12).
FARISEUS
Partido religioso judaico, cujos
membros se dedicavam ao estudo e observância da Lei mosaica e suas tradições,
especialmente o sábado, a pureza ritual e os dízimos. Os precursores dos
fariseus são os assideus do tempo dos Macabeus (cf. 1Mc 2,42 e nota). Sob João
Hircano I começaram a fazer oposição à sua política filo-helenística e por ter
usurpado o sumo sacerdócio. Os fariseus, embora defensores da teocracia,
politicamente eram moderados frente ao domínio romano, se comparados à ferrenha
oposição dos zelotes e ao apoio dado pelos saduceus. Comparados a estes
últimos, os fariseus eram progressistas quanto às crenças religiosas: criam na
existência dos anjos, na ressurreição e na imortalidade (Mt 22,23-33; At
23,6-10). Entre o povo gozavam de grande prestígio e liderança. Jesus condenava
não a doutrina (Mt 23,3) mas a hipocrisia e soberba dos fariseus (Mt 23,13-36)
que os levava a desprezar a massa “ignorante” (Lc 18,9-14).
FARURIM
Local de Jerusalém, onde se encontrava a casa do oficial
chamado Natan-Melec, intendente dos cavalos e dos carros consagrados ao Sol
pelos reis de Judá. Josias destruiu a casa do oficial, os cavalos e os carros.
(4 Rs 23, 11).
FASGA
1) Em hebraico significa: rocha fendida. 2) Cume do
monte Neho. (Dt 34, 1).
FASSUR
Filho de Emer da geração dos sacerdotes. Ao profetizar que
um dia Jeremias seria cativo, deu um bofetão no profeta, mas a profecia foi
cumprida, (1 Par 9, 12; Jer 20, 3, 6). Fassur mandou libertá-lo, disse-lhe
Jeremias: Não é mais Fassur que te chama o Senhor, mas sim Magor-Missabib.
FATURES
Foi uma cidade do Egito onde se
retirou uma leva dos judeus que escaparam do furor dos caldeus, no tempo em que Nabucodonozor
tomou Jerusalém. (Jer 44. 1. 13).
FAU
Foi uma cidade da Induméia, onde Hadar
tinha a sua corte, na tribo de Benjamim, e que Herodes, o Grande, mandou
edificar em honra de seu irmão. (Gên 36, 39. Fl. Jos).
FÉ
No A.T. a fé é raramente mencionada (cf. Hab 2,4). Mas crer
é a atitude característica do homem perante Deus. Ela implica numa adesão da
inteligência em reconhecer a Deus em todas as suas manifestações de amor e suas
exigências para com o seu povo. A atitude de Abraão é o modelo da verdadeira fé
que salva (Gl 3,6): ele jogou a sua vida,
confiando na Palavra de Deus (Gn 12,1-2; 13,14-18; Ez 33,23-24; Eclo 44,19-21;
Jó 8,56; Rm 4,1s; Hb 11,8-12). O Êxodo é o tempo da prova na fé (Ex 4,1-9;
33,1-6; Dt 1,45-46; 4,1-8; 6,20-25; 10,12-22).
A fé inclui a esperança de um mundo melhor (Is 40,1-41,20; 43,1-21;
49,22-23). No N.T. acreditar é prestar fé à Palavra de Deus em Cristo (At
24,14; Lc 24,25-27); é obedecer a Deus (Hb 11,1s; Rm 1,5; 10,16s; 15,18;
16,19.26; 2 Cor 5,5s); é confiar nele (Mc 11,22-24; At 3,16; 1 Cor 13,2); é
converter-se, aceitando o Evangelho (1Ts 1,8-9; Rm 10,17; 2 Cor 5,18s; At
3,12-16). Jesus exige fé em sua pessoa (Jó 6,29-40). O coração da fé é a obra
salvífica de Cristo, sobretudo a sua morte e ressurreição (1 Cor 15,1-20; Rm
4,24; 10,9). Paulo coloca a fé em Cristo como indispensável para a salvação (Rm
1,16). Mas quando opõe fé a obras, fala das obras da Lei mosaica e não dos
frutos da fé cristã (Rm 4,13-25; Gl 3,1s; Ef 2,8-10; Mt 7,16-27; Jó 15,1-3.6-8;
Tg 2,16-26). Alguns textos de primitivas profissões de fé: (Lc 24,34; 1 Cor
15,3-5; 1 Ts 4,4; 2 Cor 5,15; Rm 4,25; 6,4.9; Fl 2,6-11). A Igreja é a
depositária da fé: (Mt 16,16-19; 18,17s; 28,20; Mc 16,15; Lc 22,31s; Jó
21,15-17; At 1,24s; 15,7s; 20,28; 1 Cor 1,10; 1Tm 6,20s; 2 Tm 4,2-5; Tt 3,10s;
2 Jó 10).
FEBE
Uma diaconisa “na igreja que está em Cencréia,” um porto de
Corinto. Foi provavelmente a portadora da epístola de Paulo aos Romanos. Paulo
recomendou-a aos cristão de Roma; “porque tem,” diz ele, “hospedado a muitos,
como também a mim mesmo” (Rm 16:1, 2).
FEL
Propriamente é a bílis, secreção hepática de cor amarela.
Na Bíblia, o termo hebraico se refere mais comumente a uma planta freqüente na
Palestina (provavelmente a papoula) que ministra um líquido amargo de certo
valor medicinal. Um ingrediente desta espécie, chamado “fel” em (Mt 27, 34) ou
“mirra” em (Mc 15, 23), foi oferecido a Cristo, misturado com vinho,
antes de sua crucifixão, como aliás era oferecido a todos os crucificandos,
como analgésico que lhes mitigasse um pouco o sofrimento, mas Jesus o recusou.
FELETI
Foi uma região da Judéia. Local onde Davi tirou 600
soldados para lhe servir de guardas. (2 Rs 15, 18-22).
FELIPE
Foi um
apóstolo de Cristo e mártir. Diz a tradição, através de Eusébio de Cesaréia,
que era casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive
ressuscitado um defunto em Hierápolis. Também diz a tradição que Felipe
pregou o Evangelho na Palestina, Grécia e na Ásia Menor, onde, se diz, morreu
crucificado e, a seguir, apedrejado no ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia.
Felipe era natural de Betsaida, uma cidade da Galiléia (João 1:44). De acordo
com o Evangelho segundo João (1:43), diz-se que Filipe foi chamado por Jesus
para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou Natanael a Cristo. Não deve
ser confundido com Felipe, o Evangelista, missionário citado no livro dos Atos
dos apóstolos.
FELIPE, O EVANGELISTA
Foi um missionário cristão do
século I. Ele é citado diversas vezes no Atos dos Apóstolos mas não deve ser
confundido com Felipe (apóstolo). Junto com Estêvão, era um dos sete “homens
acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, escolhidos para a distribuição
de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém. (Atos 6:1-6). Quando a
perseguição espalhou a maioria dos cristãos, Filipe foi a Samaria; proclamou
ali o evangelho, realizou milagres, e com muita alegria muitos aceitaram a
mensagem e foram batizados, inclusive certo Simão, que praticava artes mágicas.
(Atos 8:4-13) Assim, quando os apóstolos “ouviram que Samaria havia aceito a
palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João”, para que os crentes batizados
recebessem Espírito Santo. (Atos 8:14-17). Felipe foi levado pelo espírito ao
encontro do eunuco etíope na estrada de Gaza, e em pouco tempo, este “homem
de poder sob Candace, rainha dos etíopes”, depositou fé em Jesus e pediu
que Filipe o batizasse. (Atos 8:26-38) Depois Felipe viajou para Ashdod e para
Cesaréia, ‘declarando as boas novas a todas as cidades’. (Atos 8:39,
40). Por todas estas obras ele realizou a obra dum “evangelizador”. (Atos
21:8). Anos mais tarde, viveu em Cesaréia, onde pregava com suas quatro filhas.
Por volta do ano 56 d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um
tempo em sua casa. “Este homem tinha quatro filhas, virgens, que
profetizavam”. (At 21:8-10).
FÉLIX
Foi o procurador romano da Judéia perante quem Paulo
“discorreu” (At 24:25). Parece que ele esperava que Paulo o subornasse e, por
isso, manteve com ele várias entrevistas. Os “louváveis serviços” mencionados
em (At 24:3) referiam-se ao fato de ele estar a limpar o país de todos os
bandidos e impostores. Ao fim de um mandato de três anos, Pórcio Festo foi
nomeado para o lugar de Félix (60 d.C.) que, nessa altura, foi para Roma e aí
foi acusado, pelos judeus de Cesaréia, de crueldade e má administração. A
acusação foi considerada nula, devido à influência que o seu irmão Pallos tinha
sobre Nero. Drúsila, a filha de Herodes Agripa, tendo sido induzida por Félix a
deixar o seu marido, o rei de Emesa, tornou-se sua companheira adúltera. Ela
esteve sentada ao seu lado, quando Paulo proferiu o seu discurso perante os
juizes. Quando Félix cedeu o seu lugar a Festo, “desejando dar prazer aos
judeus”, manteve Paulo preso.
FELESTEUS
Foram valentes guerreiros e guardas pessoais do rei Davi.
Os feleteus formavam a guarda avançada de Davi, quando fugia de Absalão. (2 Sam
8, 18; 20, 23).
FELTI
Conhecido como o Príncipe do povo. Opôs-se aos conselhos de
Jeremias, que lhe aconselhou rendição a Nabucodonozor. Deus tinha revelado a
Ezequiel que Felti seria enforcado, o que aconteceu na Babilônia, onde fora
cativo. (Ez 11, l
e 13; Esdr 12, 17).
FENENA
Foi a Segunda mulher de Elcana. Havendo muitos filhos de
seu marido, antes que Deus desse algum a Ana, sua mulher, ela se encheu de
soberba e censurava a Ana por causa da sua esterilidade. Porém, Deus a
humilhou, dando um filho a Ana, Samuel, empregado nos desígnios da
Providência, (l Rs l, 1-28).
FENÍCIA
Região que abrange o monte Líbano e a zona litorânea desde
o monte Carmelo. Seus habitantes
dedicavam-se ao comércio e à navegação, fundando colônias em Chipre, Rodes,
Sardenha, Sicília, França Meridional e norte da África. No tempo de Cristo a
região pertencia à província romana da Síria. No A.T. é conhecida como Tiro e
Sidônia; pertencia à Terra Prometida mas jamais foi anexada (Js 13,4-6). Jesus
visitou a região (Mt 15,21) e Paulo a atravessou (At 15,3).
FERESEUS
1) População que habitava Canaã, na
região de Betel e de Haí. Josué deu todas suas terras às duas tribos de Efraim e
de Manasses. Esses fereseus, inimigos dos judeus, refugiaram-se onde puderam e
resistiram. Até que Salomão os fez tributários. Deram suas mulheres aos
judeus, em casamento, depois que voltaram do cativeiro e os fizeram cair na
idolatria. (Gên 15, 20). 2) Citado em (Judite 5,20). Finalmente, derrotaram os
reis cananeus, jebuseus, fereseus, hiteus, heveus, amorreus e todos os valentes
de Hesebon, e tomaram posse de suas terras e de suas cidades.
FERORAS
Foi irmão de Herodes, o Grande. Apesar de todos os favores
de Herodes, retribuiu-lhe somente com ingratidão. Lançou a desordem entre sua
família e entrou na conjuração de Antípatro contra seu pai. Sempre guardou uma
caixa cheia de veneno. Herodes, a quem disseram que aquele veneno era
para matá-lo, ordenou à mulher de Feroras que lhe trouxesse o veneno que o
marido lhe confiara. Saiu, pois, esta mulher, dizendo que ia buscar o veneno,
mas acabou fugindo. Enfim, Feroras retirou-se para a sua tetrarquiam, e jurou
que enquanto seu irmão vivesse, jamais tornaria à corte. Manteve a palavra; e
quando uma grande moléstia acometeu seu irmão, não o quis ver, desculpando-se
com o juramento. Herodes não fez o mesmo, quando Feroras caiu mortalmente
enfermo; antes, foi logo visitá-lo, e depois da sua morte rendeu-lhe todas as
honras devidas.
FESDOMIM
Grande campo onde se ajuntaram os
filisteus para combater Davi, e onde um dos valentes do seu exército matou
pela sua própria mão 1.100 filisteus em dois encontros: 300 em um e 800 em
outro. (2 Rs 13, 1; Par 11. 13). Citado em (I Crônicas 11,13). Estava ele com
Davi em Fesdomim os filisteus se tinham reunido para o combate. Lá havia uma
terra plantada de cevada, e o exército fugia diante dos filisteus.
FESTA
Israel conhece várias festas religiosas: Festa da Lua Nova,
que marcava o início do mês (1Sm 20,5-26; Ez 46,1-7; Nm 28,11-14; Ne 10,33-34;
Gl 4,10; Cl 2,16-20). O dia festivo semanal era o Sábado (Ex 16,4-36; 20,8-11;
Is 56,1-6; 58,13-14). A Festa dos Tabernáculos era celebrada em ação de graças
pela colheita das azeitonas e das uvas (Jz 9,27; 21,19-24). Era chamada também
“festa da Colheita” ou “Festa” (Ex 23,16; 34,22; Ne 8,14; Jó 7,11; cf. Lv
23,33-44 e nota; Dt 16,13-16; Lv 23,34-44); atinge em Cristo o seu significado
pleno (Jó 7,37-39; 1Cor 10,4). A Festa das Semanas era celebrada após a
colheita do trigo. É chamada “das semanas” porque se fazia sete semanas após a
festa dos Ázimos (Nm 28,26). É conhecida também sob o nome de “festa da
Colheita” (Ex 23,16) ou “festa das Primícias” da colheita do trigo (34,22). Mais
tarde recebeu o nome de Pentecostes (Tb 2,1; 2Mc 12,31s; At 2,1), porque se
celebrava cinqüenta dias depois da oferta do primeiro feixe de espigas de
cevada (Lv 23,9-14; Dt 26,1-11). Sendo de origem agrária, Pentecostes é uma
festa alegre. Nela o israelita agradecia a Deus pela colheita do trigo,
oferecendo-lhe as primícias (primeiros frutos) do que foi semeado nos campos
(Ex 23,16; 34,22). Na época pós-exílica começou a ser celebrada nesta festa a
promulgação da Lei de Moisés (Lv 23,15-21). Na festa de Pentecostes, após a
morte de Jesus, a comunidade cristã, reunida no Cenáculo, recebeu o dom do
Espírito Santo (At 2,14). Ver “Páscoa”, “Sábado”, “Ázimos”.
FESTO, PÓRCIO
Foi o sucessor de Félix (60 d.C.) como procurador da Judéia
(At 24:27). Poucas semanas depois de ele ter sido nomeado, o caso de Paulo,
então preso em Cesaréia, foi trazido perante ele. No “dia seguinte”, depois que
se dirigiu a Cesaréia, Festo ouviu o que Paulo tinha a dizer em sua defesa, na
presença de Herodes Agripa II e da sua irmã Berenice, sentindo que nada do que
ele dissera pedia a morte ou a prisão. Festo tê-lo-ia libertado, se Paulo não
tivesse apelado para César (At 25:11,12). Como conseqüência deste apelo, Paulo
foi mandado para Roma. Festo, depois de ocupar aquele lugar durante menos de
dois anos, morreu na Judéia.
FIAIROT
Local do Egito onde os hebreus, atemorizados de se ver
perseguidos por Faraó, começaram a murmurar contra Moisés. Porém, não ficaram
nesse lugar senão até a meia-noite. (Êx 14, 29 e 11).
FICOL
Foi general do exército de Abimeleque, o rei filisteu de
Gerar. Fez um pacto com Abraão relativamente a um certo poço que, dadas as
circunstâncias, se passou a chamar Bersabéia, “porquanto ambos juraram ali” (Gn
21:22, 32; Gn 26:26).
FIGELO
Um cristão da Ásia, que se apartou de Paulo durante o seu
segundo encarceramento em Roma (2Tm 1:15).
FILACTÉRIA
Pequeno pergaminho, que os judeus traziam ao redor dos seus
braços, no qual estavam os Mandamentos de Deus. Os fariseus ostentavam-na mais
que a dos outros judeus.
FILADÉLFIA
1) Cidade da Mísia, província da
Ásia. Deus louva no Apocalipse a piedade do seu Bispo. (Apc 3, 7-13). 2) Na
Síria, houve outra Filadélfia, capital dos Amonitas. Foi destruída por Davi.
FILÉMON
1) Foi um cristão
associado com a igreja ou congregação em Colossos, a quem o Apóstolo Paulo
escreveu uma carta particular e que hoje faz parte do Novo Testamento da
Bíblia. Foi uma boa
reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Entrou em contato
com o Evangelho através de Paulo (19) e ocupou um lugar proeminente na
comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua
epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na
igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na
obra de propagação do Evangelho.
FILÉMON, EPISTOLA DE
Foi uma das epístolas do Novo Testamento. Faz parte do
chamado corpus paulinum, o grupo de cartas escritas pelo (ou associadas
ao) apóstolo Paulo. Há uma conexão grande entre as cartas a Filemon e aos
Colossenses. Além do estilo semelhante, as mesmas pessoas mencionadas em
Filemon (como o próprio Onésimo, Arquipo e Lucas, por exemplo) aparecem também em Colossenses. Isto
leva a crer que as duas cartas foram escritas na mesma época, provavelmente entre
os anos 59 e 61, período em
que Paulo estava preso em Roma. Filémon é uma
epístola dirigida a um indivíduo específico. Um escravo seu, chamado Onésimo,
havia fugido aparentemente depois de um roubo (cf. v. 18). Em situação
desconhecida, Onésimo conheceu Paulo e, pelo testemunho deste, acabou por se
converter (v. 10). Paulo solicita, então, por meio da carta, que Filémon receba
seu escravo fugitivo de volta não como um servo, mas como um irmão. Dois
elementos são notáveis aí: Paulo não usa de sua autoridade apostólica (vv.
8,14); e Paulo não pede a libertação de Onésimo. Ele apela à consciência de
Filemon para que o perdoe, ainda que o mantivesse como seu servo.
FILETO
Heresiarca condenado por São Paulo. Seus erros perturbaram
a fé de alguns, por ensinar que a ressurreição já se passara. (2 Tim 2. 17-18).
FILHO DO HOMEM
A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente
“homem”, “criatura pequena, frágil” (Sl 8,5; 51,12; Jó 25,6). O profeta
Ezequiel é chamado pelo Senhor de “filho do homem”, para acentuar a distância
entre Deus e o homem (Ez 2,1). Em Daniel a expressão indica os israelitas (Dn
7,13 e nota), “os santos do Altíssimo” (7,18s). Para afastar as falsas
esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo.
Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo
Sofredor (Mc 8,31; 10,45; Is 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Mc
8,38; 12,36; 14,62). Após a ressurreição 14 a expressão “filho do Homem” foi entendida
em sentido messiânico (At 7,56; Ap 1,13). De acordo com a maioria dos estudiosos
cristãos, a expressão se refere ao relacionamento entre Jesus Cristo e Deus,
assim como ao relacionamento experimentado por todos os crentes fiéis a Jesus
(João 1:12).
FILHO PRODIGO
O filho esbanjador de um pai afetuoso e rico da parábola de
Jesus Cristo (Lc 15, 11-32) que descreve a infinita misericórdia de
Deus, e sua ânsia de perdoar o pecador arrependido.
FILIPENSES, EPISTOLA AOS
Conhecida como a carta que o
apóstolo Paulo redigiu aos habitantes de Filipos, uma cidade importante no
Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa
entre a Ásia e a Europa. A espítola foi escrita, provavelmente, entre 53 e 58
d.C. E, segundo a tradição, a carta teria sido escrita numa prisão em Roma,
para a igreja em
Filipos. Entretanto há pesquisadores que argumentam em favor
da carta ter sido escrita numa prisão em Cesaréia ou ainda em Éfeso. Esta
afetuosa epístola elogia os filipenses por sua fé em CRISTO e por seus apoio.
Paulo os ajuda a centralizar a vida em Cristo e a estar contentes em todas as
situações, ser fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador,
Jesus Cristo. Esboços principais: 1º Paulo ora pelos Filipenses. (Filipenses
1:1-11); 2º As cadeias de Paulo fazem com que o evangelho avance. (Filipenses
1:12-26); 3° Cristo é modelo de humildade. (Filipenses 1:27 à Filipenses 2:18);
4º Paulo Louva a Timóteo e Epafrodito. (Filipenses 2:19-30); 5º Exortação ao
conhecimento e à paz de Cristo Jesus. (Filipenses 3:1-4,20); 6° Saudações
finais. (Filipenses 4:21-23)
FILHOS
São a honra dos pais (Pr 17,6; Sl 128,3): devem ser
educados (Pr 22,15; Eclo 22,3; cf. Mt 11,16-19; Ef 4,14; Gl 4,1s); devem honrar
os pais (Ex 20,12; 21,17; Dt 27,16; Eclo 3,3; 7,27s); devem obedecer-lhes (Dt
21,18-21; Pr 1,8s; Eclo 3,7s; Lc 2,51; Ef 6,1-3; Cl 3,20); aceitar a correção
(Pr 12,1; 13,1; Eclo 3,16; 20,5s; Lm 3,27; Hb 12,9); mostrar gratidão (Tb 4,4;
9,4; Pr 10,1; 23,22; Eclo 3,11s). Ver “Adoção”.
FILIPE
Há vários personagens bíblicos com
este nome: 1) Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno (1Mc 1,1; 6,2);
2) Filipe III da Macedônia (1Mc 8,5), derrotado pelos romanos em 197 aC ; 3) Filipe, amigo de
Antíoco Epífanes (1Mc 6,14-63; 2Mc 9,29; 13,23); 4) Filipe, filho de Herodes o
Grande e Cleópatra, tetrarca da Ituréia e Traconites (Lc 3,1), do ano 2 a 34 dC; ao morrer, sua
tetrarquia passou ao controle da província romana da Síria; 5) Filipe, filho de
Herodes com Mariamne II. Era casado com Herodíades, que o abandonou para viver com
Herodes Antipas (Mt 14,3); 6) Filipe, um dos apóstolos, natural de Betsaida (Jo
1,43-46). É mencionado na multiplicação dos pães (6,5-7), como intermediário
entre Jesus e alguns pagãos (12,21s) e num diálogo com Jesus (14,8-10); 7)
Filipe, um dos sete diáconos (At 6,5s), pregador do evangelho (8,5-13.26-40),
visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (21,9).
FILIPE
1) Um dos “sete” (At 6:5), também chamado “o evangelista”
(At 21:8, 9). Foi um dos que fugiu por causa da perseguição que a morte de
Estevão despoletou. Foi primeiro para Samaria, onde trabalhou como evangelista,
sendo bem sucedido (At 8:5-13). Enquanto ali permaneceu, recebeu uma ordem
divina para seguir para o sul, pela estrada que ligava Jerusalém a Gaza. Estas
cidades estavam ligadas por duas estradas. A que Filipe foi induzido a tomar,
era a que passava por Hebrom e, por conseqüência, através de uma região pouco
habitada, sendo, por isso, apelidada de “deserto”. Enquanto por aí seguia, foi
ultrapassado por uma quadriga na qual se encontrava um etíope, o eunuco da
rainha Candace, que estava a ler, provavelmente da versão Septuaginta, um
trecho das profecias de Isaías (Is 53:6, 7). Filipe estabeleceu conversa com
ele, explanou-lhe aqueles versículos e pregou-lhe as boas novas da salvação. O
eunuco recebeu a mensagem e creu nela, tendo sido batizado, após o que partiu,
regozijando-se. Filipe foi imediatamente transportado pelo Espírito, após o
batismo e o eunuco não mais o viu. Filipe achou-se depois em Azoto, onde
prosseguiu a obra evangélica, até voltar para Cesaréia. Não volta a ser
mencionado novamente durante cerca de vinte anos, para ser visto mais tarde
ainda em Cesaréia (At 21:8), quando Paulo e os seus companheiros se dirigiam
para Jerusalém. A partir daí, desaparece completamente. 2) Um dos doze
apóstolos. Era natural de Betsaida, “a cidade de André e Pedro” (Jó 1:44).
Respondeu prontamente ao chamado de Jesus, quando Ele se lhe dirigiu (43),
trazendo também Natanael a Jesus (45, 46). Parece ter ocupado um lugar
proeminente entre os apóstolos (Mt 10:3; Mc 3:18; Jó 6:5-7; Jó 12:21, 22; Jó
14:8, 9; At 1:13). Da sua vida posterior nada é conhecido. Diz-se que pregou na
Frígia e que morreu em Hierápolis. 3) O “tetrarca da Ituréia” (Lc 3:1). Filho
de Herodes, o Grande e irmão de Herodes Antipas. A cidade de Cesaréia de Filipo
foi assim chamada em parte por causa dele (Mt 16:13; Mc 8:27). 4) Mencionado
somente no encarceramento de João Batista (Mt 14:3; Mc 6:17; Lc 3:19). Era
filho de Herodes, o Grande e foi o primeiro marido de Heródias e pai de Salomé.
FILIPOS
Cidade da Macedônia, onde São Paulo obteve conversões consideráveis.
Contudo, os magistrados da cidade em uma sedição, que um habitante excitou,
aflito por ter São Paulo livrado a sua criada do poder do demônio, meio com que
ganhava muito dinheiro, prenderam o Apóstolo em companhia de Silas. Estando os
dois na prisão, cantando hinos, sobreveio um terremoto que os livrou, dando-se
em conseqüência a conversão do carcereiro. (At 16. 11-34).
FILISTÉIA
Foi a terra dos filisteus. (SI 60, 6; 87, 4).
FILISTEUS
Conhecidos como “Povos do mar”. Foi um povo não-semita (cf.
1Sm 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Dt 2,23; Am 9,7). Invadiram
a costa marítima de Canaã no séc. XII aC, pelo que depois esta região foi
denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Jz 14-16) e de
Saul. Mas Davi os subjugou (2Sm 5,17-25). Com a divisão do reino (931 aC ) tornaram-se
praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo.
FILOMÉTOR
Rei do Egito. Deu a Onias a cidade de
Heliópolis para edificar nela um templo. Sendo estabelecido como juiz entre os
judeus e os samaritanos sobre a santidade dos seus templos, julgou pelos
judeus, por causa da longa e dilatada série dos seus Sumos Pontífices.
FILON
Foi um filósofo
judeo-helenista (25 a .C.
- c. 50) que viveu durante o período do helenismo. Tentou uma interpretação do
antigo testamento à luz das categorias elaboradas pela filosofia grega e da
alegoria. Foi autor de numerosas obras filosóficas e históricas, onde expôs a
sua visão platônica do judaísmo. Foi da geração dos sacerdotes. Foi um dos homens mais sábios do seu
tempo. Enviado pelos judeus a Calígula, para resolver uma divergência que
sobreveio entre os gregos e os judeus, foi muito mal recebido pelo imperador,
inimigo destes últimos. Porém, depois da morte de Calígula, fazendo novo pedido
para o imperador Cláudio, foi recebido com todas as honras. Fez uma exposição
de motivos num livro de valor em que refuta todas as calúnias levantadas pelos
gregos contra os judeus.
FILOSOFIA
Disciplina, ou uma área de
estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de
idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental.
Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e
questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria
realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem
inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas,
enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram
inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência
das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em
conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como
aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação
humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as
inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para
interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem
através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e
exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as
diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento
científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas
ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e
manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no
questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como “a
mãe de todas as ciências”. Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo
das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que
pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio
sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade.
FIM DO MUNDO
O fim dos tempos, quando Jesus Cristo vier como juiz de
todos os homens, vivos e mortos. Nosso Senhor não revelou quando isto
acontecerá, mas deixou-nos alguns sinais pelos quais pudéssemos saber que sua
vinda está próxima, embora nunca possamos determinar com precisão. O Evangelho
será pregado em todo o mundo (Mt 24. 14), a maior parte dos judeus se
converterá (Rom 11, 25-27), haverá uma grande apostasia (2 Tess 2, 3),
virá o Anticristo (2 Tess 2, 3. 8-10); quanto aos sinais na natureza, o Sol e a
Lua que se escurecerão, as estrelas que cairão (Mt 24, 29-31), devemos entender
como linguagem metafórica, de acordo com o resto da Bíblia.
FINÉIAS
1) Foi um dos filhos de Eli, o sumo sacerdote (1Sm
1:3; 1Sm 2:12). Ele e o seu irmão Hofni foram culpados de grandes crimes e, por
isso, a destruição caiu sobre a casa de Eli (31). Ele morreu na batalha contra
os filisteus (1Sm 4:4, 11); e a sua mulher, ao ouvir dizer que ele tinha
morrido, deu à luz o seu filho, ao qual chamou “Icabô”, morrendo de seguida
(19-22). 2) Filho de Eleazar, o sumo sacerdote (Ex 6:25). Enquanto ainda jovem,
notabilizou-se em Sitim pelo zelo que demonstrou contra a imoralidade com que
as Moabitas tentaram o povo (Nm 25:1-9), fazendo, assim, parar a praga que
recaíra sobre o povo e pela qual morreram 24 mil de entre o povo. Por causa da
sua fidelidade nessa ocasião, recebeu a aprovação divina (10-13). Mais tarde,
comandou o exército contra os midianitas (Nm 31:6-8). Quando os representantes
do povo foram enviados a protestar contra as duas tribos e meia que, logo
depois de atravessarem o Jordão, construiram um altar e partiram sem darem
qualquer explicação, Finéias era o seu líder e dirigiu-ser com as palavras que
estão registradas em (Js 22:16-20). Segue-se a explicação das tribos. Aquele
altar era destinado a permanecer como testemunha de que eles ainda faziam parte
de Israel. Finéias foi, mais tarde, o conselheiro-chefe na guerra contra os
benjamitas. É recordado no (Sl 106:30, 31).
FIRMAMENTO
O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual
Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gn 1,14-18). Segundo a cosmologia bíblica,
o Universo era repleto de água. O firmamento fora colocado por Javé para
“separar as águas”, dando espaço para a atmosfera da Terra. A percepção do
firmamento como um objeto sólido individual é reafirmada, por exemplo, em: (Jó
37).
FLAUTA
Instrumento musical em uso tanto nas festas públicas como
particulares (1 Rs 1.40 - Is 5.12 - 30.29 - Dn 3.5,7,10,15). Os instrumentistas
a que se refere Mt 9.23 eram tocadores de flauta, músicos contratados para
casos de lamentação. O costume popular não permitia menos que dois tocadores de
flauta em qualquer funeral, ainda mesmo que se tratasse de pessoas muito
modestas, assistindo também uma mulher, cuja profissão era carpir nessas
ocasiões de luto.
FLEGONTE
Foi um cristão de Roma saudado por São Paulo. (Rom 16. 14).
FOCOR
Monte da tribo de Rúben. Foi onde Balaão mandou levantar
sete altares, quando Balaque, rei de Moabe, pediu para amaldiçoar o povo. (Num
23. 28).
FOGO
O fogo é símbolo da majestade e da força divina (Dt 4,24;
Is 33,14; Sf 1,18). Deus apareceu a Moisés na sarça ardente (Ex 3,2),
manifestou-se como fogo no Sinai (19,18). O fogo purifica e limpa o impuro (Lv
1,9; 10,2; Nm 11,1-3; Is 1,25; 6,7; Mt 7,19; 13,40-42; Jó 15,6). Por isso a ira
divina é representada pelo fogo que pune os maus (Gn 19,24s; Sl 50,3; Mc 9,49).
Jesus compara a punição definitiva dos maus com o fogo que não se apaga (Mt
18,8; 25,41); mas também a virtude renovadora do Espírito Santo é um “batismo
de fogo” (Mt 3,11; At 2,3).
FORMIGA
Inseto apresentado na Bíblia como exemplo de trabalho e
sabedoria. Citado em (Prov 6, 6; 30, 25).
FORNICAÇÃO
Esta palavra é usada na Sagrada Escritura, tanto no seu
sentido natural, como de modo figurado com aplicação à idolatria, significando
então a infidelidade para com Deus, a quem só devemos adorar.
FORTALEZA
A nossa força vem de Deus (Dt 8,17; 32,27; Jr 9,22; 1Sm
14,6; Ez 30,6; Lv 26,19; Am 6,13; Jz 7,2; At 6,8s; Rm 8,31; 1Cor 16,13; Ef
6,10; Fl 4,13; 1Jó 2,14). Só ele é
onipotente. Manifestou o seu poder na criação e na libertação do Egito (Sl
74,13-14; Jó 25,1-6; 26,5-14; Jr 27,5; Sl 106,7-12; Ex 15). No combate
escatológico, Deus manifesta a sua força (Hb 3; Ap 20,9-13; Is 51,9-11; Jr
50,33s). Manifesta-se ao realizar a obra da salvação, ressuscitando a Cristo
(Lc 1,37; Mt 19,26; Ef 3,20-22; At 5,29-31). Cristo recebeu plenos poderes (Mt
28,18). Os apóstolos devem também ser revestidos da força do Alto (At 1,8; Lc
24,49).
FORTUNATO
Foi um discípulo natural de Corinto que visitou Paulo em
Éfeso, retornando na companhia de Estéfanas e Acaico, os portadores da primeira
carta do apóstolo para os Coríntios (1Co 16:17).
FRAATE
Rei dos Partas. Tratou com grande
honra Hircano. Supremo Pontífice dos judeus, que seu irmão, Pachorro, tinha
feito prisioneiro. A rogo de Herodes, o Grande, libertou-o sem resgate. Foi
assassinado pelo próprio filho. (Fl. Jos).
FUÁ
Juntamente com Séfora, foram
parteiras do Egito. O Faraó ordenou a elas que lançassem no Rio Nilo todos os
meninos hebreus. Porém, as parteiras tiveram horror de uma ordem tão cruel e
não obedeceram. Faraó, mandando-as chamar, disseram, para se desculpar, que as
israelitas não necessitavam do seu socorro. Deus as recompensou por isso. (Êx
1. 15).
FUNAM
Foi o 36o acampamento dos hebreus depois da
saída do Egito. (Num 32, 42).
FUR
Nome de uma festa soleníssima entre os
judeus, instituída para celebrar o dia em que Ama foi enforcado com toda sua família e a
sentença de morte dada contra o povo judaico foi revogada. Costumavam os judeus
em outro tempo pôr sobre uma cruz de pau a figura de Ama, com que andavam por
toda a cidade, e depois a queimavam e arrojavam as cinzas na água. No tempo dos
imperadores, com o pretexto dessa festa, faziam naquele dia todos os gêneros
de ofensas à cruz, o que causava uma pena incrível aos cristãos. Os imperadores
Honório e Teodósio proibiram a festa.
FUT
Terceiro filho de Gam. O primeiro que habitou a Líbia e a
África. (Gên 10. 6).
FUTIEL
Foi o sogro de Eleazar, filho de
Aarão. (Êx 6, 25).
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