Dicionário Bíblico
Letra O
OADE
Terceiro filho de Simeão (Gn 46:10).
OBADIAS
1) Descendente de Zorobabel, os seus filhos são mencionados
em (1 Cr 3.21). 2) Descendente de Issacar, e um homem dos principais da sua
tribo (1 Cr 7.3). 3) Descendente do rei Saul (1 Cr 8.38 - 9.44). 4) Indivíduo
pertencente ao coro do templo, no tempo de Neemias (1 Cr 9.16 - Ne 12.25). Em
(Ne 11.17), o seu nome é Abda. 5) Guerreiro de Gade, que se juntou a Davi em
Ziclague (1 Cr 12.9). 6) Um dos príncipes de Judá, que no reinado de Josafá
foram por ordem do rei ensinar nas cidades de Judá (2 Cr 17.7). 7) Um homem que
voltou da Babilônia com Esdras (Ed 8.9). 8) Sacerdote, ou família de
sacerdotes, que selou o pacto com Neemias (Ne 10. 5). 9) Oficial de alta
posição na corte de Acabe. Era oculto adorador do Senhor, e conseguiu retirar
100 profetas da vista odienta de Jezabel, escondendo-os numa cova. Elias o
encontrou, e, apesar da timidez de obadias, lhe pediu que o levasse à presença
de Acabe (1 Rs 18.3 a
16). Alguns o têm identificado com o profeta Obadias. 10) Foi o pai de Ismaías
(1 Cr 27.19). 11) Superintendente de trabalhadores, na restauração do templo (2
Cr 34.12). 12) O profeta, e autor do livro que tem o seu nome. Nada se sabe a
respeito da sua vida. No tempo de São Jerônimo era coisa corrente a
identificação do profeta com o servo de Acabe, ou o terceiro ‘capitão de
cinqüenta’ (2 Rs 1.13). O Talmude afirma que Obadias era um prosélito, natural
de Edom.
OBADIAS, LIVRO DE
A data da profecia do livro deve estar em relação com a
época da tomada de Jerusalém. E, pelas circunstâncias indicadas, deve tratar-se
da conquista da cidade santa pelos babilônios, no tempo de Nabucodonozor. Os
idumeus, contra quem é dirigida a profecia, eram antigos inimigos de Israel (Nm
20.14 a
21) - e, embora subjugados, tinham adquirido alguma coisa do seu antigo poder
(2 Rs 16.6). Evidentemente se juntaram a Nabucodonozor para humilhar os seus
antigos adversários. Obadias acusa os idumeus desta ofensa, que provavelmente
teve a sua efetuação nos anos 588
a 586 a .C.
As predições com respeito a Edom foram completamente cumpridas. o que o livro
contém pode resumir-se no seguinte: o maior inimigo dos israelitas eram então
os idumeus, que se achavam orgulhosos do seu saber, e da sua inexpugnável
posição. O profeta anuncia que os tesouros deste povo hão de ser postos a
descoberto, e ao mesmo tempo censura-os pelo seu ódio aos judeus, seus irmãos
pelo sangue, pois se regozijavam com as suas calamidades, e incitavam
Nabucodonozor a exterminá-los completamente (Sl 137.7). Por tudo isto estava
próximo o dia da retribuição - ‘como tu fizeste, assim se fará contigo’. Mas o
próprio povo escolhido já tinha sido transportado para o cativeiro - a terra
santa estava abandonada - e o castigo anunciado contra os idumeus podia parecer
não ter diferença do que já tinha sido infligido à descendência de Jacó. O
profeta então declara que Edom ainda seria como se nunca tivesse existido,
desaparecendo completamente para sempre (profecia que teve o seu cumprimento de
um modo notável) - mas Israel ainda havia de levantar-se novamente daquela
queda, reconquistando, não somente a sua própria terra, mas também a Filístia e
Edom, e regozijando-se finalmente com o reinado santo do prometido Messias, com
a profecia de Obadias as palavras de (Ez 35 - Jl 3.19,20 - Am 1.11,12 - 9. 11 a 15 - e mais especialmente
Jr 49.7 a
22). Não se encontram no Novo Testamento quaisquer referências a esta pequena
profecia.
OBAL
O oitavo filho de Joctã (Gn 10:28). Também conhecido por
Ebal (1Cr 1:22).
OBED
Pai do profeta Azarias (2Cr 15:1, 8).
OBEDE
1) Filho de Boaz e de Rute, a moabita - foi pai de Jessé,
avô do rei Davi, e um dos antepassados de Jesus Cristo (Rt 4.17, 21,22 - 1 Cr
2.12 - Mt 1.5 - Lc 3.32). 2) Neto de Zabade, e um dos principais guerreiros de
Davi (1 Cr 2.37, 38). 3) Um dos valentes de Davi (1 Cr 11.47). 4. Guarda-portão
do tabernáculo (1 Cr 26.7). 5. Pai de Azarias (2 Cr 23.1).
OBEDE-EDOM
1) Levita da família dos coritas (1Cr 26:1, 4-8) e a quem
foi entregue a custódia da arca (1Cr 15:18). Quando David levou a arca “da casa
de Abinadabe, que está em Gibeá” e chegou à eira de Nacom, ficou com medo por
causa da “rotura em Uzá”, tendo logo transportado a arca para casa de
Obede-Edom, que ficava ali perto (2Sm 6:1-12). A arca aí permaneceu durante
seis meses, tendo sido uma grande benção para si e para a sua família. David
depois transportou-a para Jerusalém com grande alegria, colocando-a no meio do
tabernáculo que construíra para ela. 2) Um dos que tinha a seu cargo os
tesouros do templo (2Cr 25:24).
OBIL
Um guardador de camelos. Ismaelita que estava “sobre os
camelos” no tempo de David (1Cr 27:30).
OCOZIAS
1) Filho e sucessor de Acabe, rei de Israel. Caiu de uma
janela e todo o corpo se lhe magoou. Mandando, pois, consultar a Belzebu, divindade
dos moradores de Acaron, no país dos filisteus, Elias foi logo ter com os
enviados e lhes perguntou se em Israel havia um Deus, por que mandava o rei
consultar os ídolos? Ordenou-lhes, então, que dissessem ao rei que nunca se
curaria. E, conhecendo ele que era Elias
pelo relato que os enviados lhe fizeram, mandou-o prender. Porém, dois capitães
enviados para este fim foram queimados com toda a sua tropa por um fogo do céu.
E o terceiro que o rei mandou, mais prudente, com o exemplo dos outros, chegou-se
humildemente ao profeta, pedindo-lhe que o seguisse para vir falar ao rei.
Elias, então, o seguiu e repetiu a Ocozias que morreria daquela doença. (4 Rs
1). 2) Filho e sucessor de Jorão, rei de Judá. Tendo ido visitar seu tio Jorào,
rei de Israel, que ficara ferido em Ramot-Galaad, viu que tinha sido morto por
Jeú. E ele mesmo, fugindo no seu carro e sendo ferido com uma seta, montou logo
a cavalo e correu à rédea solta até Maguedon. onde morreu. (4 Rs 8, 24. 9).
ODED
Pai de Azarias, profeta que profetizou
positivamente ao Rei Asa. Saiu ao encontro de Facéia, rei de Israel, para
censurá-lo pelo fato de levar cativos seus irmãos de Judá. especialmente
mulheres, em número de 200 mil. (2 Par 29, 5-14).
OEL
Quarto filho de Zorobabel (1Cr 3:20).
OFIR
Filho de Joctã (Gn 10.29 - 1 Cr1.23). O nome deve
corresponder a alguma cidade, região, ou tribo da Arábia. 2) Ofir, como nome
geográfico, tem sido identificado com três localidades, a parte meridional da
Arábia, a Índia, e a costa oriental da África. A maior prova é a favor da
Arábia. Foi o sítio donde Davi e Salomão obtiveram ouro e outras mercadorias de
valor (1 Rs 9.28 - 10.11 - 22.49 - 1 Cr 29.4 - 2 Cr 8.18 - 9.10 - Jó 22.24 -
28.16 - Sl 45.9 - Is 13.12).
OFNI
1) Irmão de Finéias e filho de Heli. Sumo Pontífice. Tão
cruéis eram eles quanto seu pai era Pio.
Violentavam as donzelas e as mu¬lheres que traziam ofertas, tomavam para si
tudo quanto se oferecia e pediam contribuições para fazer e dar justiça. A
Escritura os chama filhos de Belial. Porém, Deus puniu estes crimes todos com a
bata¬lha de Afec. Onde Ofni e Finéias, ainda que trouxessem a Arca para o
campo, esperando que a sua presença faria vitoriosos os judeus, foram mortos,
combatendo pela defesa da mesma Arca, que caiu em poder dos filisteus. (l Rs
2). 2) Na tribo de Benjamim houve uma cidade chamada Ofni.
OGUE
Foi rei de Basã, homem de estatura
gigantesca, tendo domínio sobre sessenta cidades (Js 13.12). Ele, seus filhos,
e o seu povo foram exterminados na batalha de Edrei, sendo o seu território
cedido aos descendentes de Rúben, de Gade, e à meia tribo de Manassés (Nm 32.33
- Dt 1.4 - 3.1 a
13 - 4.4l - 31.4 - Js 2.10 - 9.10 - 13.12, 30). Esta vitória permaneceu por
muito tempo na memória nacional (Sl 135.11 - 136.20). O ‘leito de ferro’, que
se via em Rabá dos filhos de Amom (Dt 3.11), era provavelmente um sarcófago de
mármore preto.
OHAM
Foi o rei de Hebron, um daqueles que foram sitiar Gabaon e
foram enforcados por ordem de Josué. (Jos 10, 1-27).
OLARIA
Ainda que a olaria seja uma das mais antigas de todas as
indústrias, não é, contudo, fácil vê-la mencionada entre os hebreus até aos
tempos de Saul e de Davi (2 Sm 17.28 - 1 Cr 4.23). Nas primitivas fases da sua
vida nômade eram poucas as necessidades dos israelitas, devendo ser muito
simples os utensílios de barro, visto como os diversos animais, que eles
matavam, lhes davam peles com que fabricavam vasos para água, mel e vinho. Os
profetas, porém, referem-se muitas vezes ao oleiro e à sua arte (Is 29.16 -
30.14 - 41.25 - 64.8 - Jr 18.2
a 6 - 19.1
a 11).
OLIVEIRA
A oliveira é, pela primeira vez,
mencionada em (Gn 8.11), quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo
daquela árvore. Havia na Terra Santa, muitas oliveiras, quando os israelitas
tomaram posse dela (Dt 6.11) - e acham-se associadas com as vinhas como sendo
uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 - 2 Rs 5.26). As azeitonas eram colhidas,
batendo a árvore, ou sacudindo-a (Dt 24.20) - e era destinada para os
respigadores uma parte (Êx 23.11). o azeite era extraído, esmagando ou pisando
o fruto (Êx 27.20 - J12.24 - Mq 6.15). Há referência ao uso da madeira de
oliveira em (1 Rs 6.23); e ainda se emprega na Palestina em obra de gabinete.
Uma coisa tão conhecida era naturalmente empregada como símbolo. Um homem justo
é comparado à oliveira por causa da sua verdura e da sua abundância (Sl 52.8 -
Os 14.6), e os seus filhos são descritos como ramos de oliveira (Sl 128.3).
Elifaz diz dos maus: ‘E deixará cair a sua flor, como a oliveira’ (Jó 15.33),
referindo-se à maneira como algumas vezes as flores caem abundantemente da
árvore. o fruto da oliveira, no seu estado silvestre, é pequeno e sem valor -
mas torna-se bom e abundante quando na silvestre se enxerta um ramo de boa
árvore. Paulo serve-se desta circunstância de um modo admirável para mostrar
aos gentios os benefícios que haviam recebido do verdadeiro Iisrael (Rm 11.17)
- é contrário à natureza, diz ele, enxertar um ramo silvestre num tronco de boa
árvore.
OLIVEIRAS, MONTE DAS
Uma planada elevação, com um pouco mais de um quilômetro e
meio de comprimento, ao oriente de
Jerusalém (Ez 11.23 - Zc 14.4). Está o monte olivete separado da cidade pelo
estreito vale do Cedrom. 5 cerca de 90 metros mais alto do que o monte do templo, e
vai gradualmente subindo desde a parte norte da cidade na direção do oriente até
à distância de, aproximadamente, 1200 metros ao sul de Harã, onde o Cedrom se
desvia para o oriente, correndo para o mar Morto. O monte tem quatro cimos: (1)
o Galileu, ou Viri Galilaei (homens da Galiléia), o tradicional lugar sobre o
qual os argos falaram, dizendo ‘Varões galileus’ (At 1.11) - (2) o tradicional
‘monte da Ascensão’ - (3) os ‘Profetas’, nome derivado de uma singular gruta,
chamada ‘os túmulos dos profetas’ - (4) ‘o monte da ofensa’ por ser ali que
Salomão edificou um alto (1 Rs 11.7 - 2 Rs 23.13). Pela subida do olivete fugiu
Davi por causa da revolta de Absalão (2 Sm 15.30 - 16.1,13). Ao monte das
oliveiras foram os judeus buscar ramos para celebrar a festa dos Tabernáculos,
depois da volta do cativeiro (Ne 8.15). Ali foi o lugar donde partiu Jesus,
quando realizou a Sua entrada triunfal em Jerusalém, indo pela estrada entre os
cumes (3 e 4) - e ali também proferiu a Sua última profecia. E no cimo oriental
perto de Betânia realizou a Sua Ascensão (Mt 26.30 - Mc 14.26 - Lc 22.39 - Jó
8.1 - Mt 21.1 a
11 - Mc 11.1 - Lc 19.29, 37 - Mt 24.3 - Mc 13.3 - Lc 21.37 - 24.50 - At 1.12).
OMAR
Filho de Elifaz, que era o filho mais velho de Esaú (Gn
36:11-15).
ONÃ
O segundo filho de Judá (Gn 38:4-10; comparar com Dt 25:5;
Mt 22:24). Morreu antes da ida de Jacó e da sua família para o Egito.
ONÃO
Um dos seis filhos de Sobal (Gên 36:23).
ONESÍFORO
Um cristão de Eféso que se mostrou bondoso para com Paulo em Roma. Serviu-o em
muitas coisas, tendo-o muitas vezes animado. Paulo expressa um caloroso
interesse pela sua família (2Tm 1:16-18; 2Tm 4:19).
ONÉSIMO
Um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em
Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta
ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que
receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para
pagar a tudo o que o seu servo lhe
roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo
foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossenses
(Fm 1:16, 18). A história deste escravo
colossenses fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à
presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração
tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos
do Evangelho.”
ONIAS
1) Foi o sucessor de Jedoa, ou Joad, no Sumo Pontificado.
No tempo do seu governo, Ptolomeu, por sobrenome Sóter, filho de Lago, tomou
Jerusalém à traição em um dia de sábado, havendo-o recebido os judeus como
amigo. 2) Supremo Sacerdote. Avarento, não quis pagar a Ptolomeu, rei do Egito,
20 talentos de tributo. Porém, seu sobrinho José recuperou com a sua prudência
a culpa de seu tio. Foi a ele que Árias, rei de Esparta, escreveu para fazerem
aliança, dizendo que achara nos arquivos que os lacedemônios e os judeus tinham
a mesma origem. (l Mac 12). 3) Sumo Pontífice. Simão, prefeito do Templo,
perturbando a paz que havia, foi procurar ao rei Seleuco e lhe aconselhou que
se fizesse senhor dos tesouros do Templo. O rei mandou Heliodoro para este fim.
Este dispôs-se, apesar das exortações do Supremo Sacerdote, a executar à força
as ordens do rei. Porém, dois Anjos o maltrataram tão cruelmente que teria
morrido se o Santo Pontífice não tivesse alcançado sua cura por meio de
orações. Onias apareceu depois da morte a Judas Macabeu, a quem profetizou a
vitória que alcançou sobre Nicanor. (2 Mac caps. 3 e 4). 4) Um filho do
precedente. Vendo-se este frustrado na sucessão de seu pai, retirou-se para o
Egito, onde obteve do rei Ptolomeu Filométor licença de edificar um Templo em Heliópolis. Alcançou
também algumas terras e rendas para os sacerdotes destinados a servir nesse
Templo, o qual subsistiu 300 anos e foi destruído pelo Imperador Vespasiano. 5)
O último, enfim, distinto pela sua santidade, obteve de Deus, por meio das suas
orações, o fim de uma fome. Acendendo-se a guerra entre Hircano e Aristóbulo,
escondeu-se em uma caverna para não tomar parte em semelhante desordem,
compondo-se ambos os partidos de judeus. Contudo, sempre foi acusado de ser do
partido de Hircano. E, querendo o povo e os sacerdotes do Templo obrigá-lo a
amaldiçoar Aristóbulo, fez o santo homem a oração seguinte: “Grande Deus, já
que estes são do vosso povo e aqueles os vossos Sacerdotes, peco-vos que não
ouçais nem a uns nem a outros”. Furioso, o povo o apedrejou; foi este crime
castigado pouco tempo depois com terrível fome.
ONRI
Rei de Israel e pai de Acabe. Quando o seu nome aparece
pela primeira vez na Sagrada Escritura, no ano de 890 a .C., é ele comandante
chefe, sob o governo do rei Elá. Sendo este
assassinado por Zinri, foi onri proclamado rei pelos seus soldados - e indo
Onri atacar Zinri, em Tirza, conquistou esta cidade. Quanto a Zinri, pereceu
nas chamas do seu palácio, dentro do qual ele reunia a sua corte, como rei de
Israel. Tibni e Jorão não aceitaram a supremacia de Onri, seguindo-se uma
guerra civil, que durou quatro anos. Ficando Onri vitorioso, reinou pelo espaço
de seis anos em Tirza - transferiu depois a sua residência para Samaria, onze
quilômetros distantes de Siquém, sendo ali rei por mais seis anos. onri fez um
tratado com Ben-Hadade I, rei de Damasco, entregando-lhe algumas cidades da
fronteira, e tomando as suas medidas para a residência de uma colônia siríaca, em Samaria. Acabe , seu
filho, casou com Jezabel, filha de um importante príncipe da Fenícia, e deste
modo os males provenientes do culto a Baal foram introduzidos no reino de
Israel. Além disso, durante o reinado de Onri, permaneceu Betel como capital
religiosa do país, continuando ali o culto do bezerro, introduzido por
Jeroboão. Miquéias, pelo ano 730
a . C., denunciou a política e a religião de onri sob o
nome de ‘os estatutos de Onri’ (1 Rs 16.15 a 26 - 20.34 - Mq 6.16). 2) Neto de
Benjamim (1 Cr 7.8). 3) Um descendente de Judá (1 Cr 9.4). 4. Chefe da tribo de
Issacar, no reinado de Davi (1 Cr 27.18).
OOLIBA
Personagem fictício representando Jerusalém e o reino de
Judá como mulher de má vida. (Ez 23, 1-49).
ORAÇÃO
A oração, na crença Cristã é a comunicação reverente com
Deus durante a qual a pessoa agradece e pede bênçãos. As orações são dirigidas
a Deus em nome de Jesus Cristo como intercessor, e podem ser feitas em voz
alta, falada, em canção ou em
silêncio. O propósito da oração (Mat 6:5-13)não seria o de
alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros
bênçãos que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser
solicitadas para se obter. oração é o fruto espontâneo da consciência de um
relacionamento com Deus, o ser humano tem em seu ser a nessecidade de estar
tendo algum tipo de comunhão com Seu Deus e a oração é um método aceito por
todas as religioes, pois expressam a dependencia e tambem submissão prestada ao
seu Deus.
OREBE
1) Um dos chefes do exército midianita, que invadiu Israel,
e foi derrotado e repelido por Gideão (Jz 7.25 - 8.3 - Sl 83.11). Orebe foi
morto pelos homens de Efraim, sendo trazida a sua cabeça a Gideão. 2) A rocha
de Orebe, um pico que domina a planície do Jordão. Foi neste lugar que as
forças midianitas foram interceptadas, quando fugiam de Gideão, sendo o seu
chefe, Orebe, morto pelos efraimitas (Jz 7.25 - Is 10.26).
ÓRFÃOS
Devem ser objeto especial de nossa
caridade. Pelo seu desamparo, a Lei exigia explicitamente que não fossem molesta¬dos,
que sua inocência fosse preservada e que lhes fosse assegu¬rada justiça e
caridade (Êx 22, 22; Dt 10, 18; 24, 17). Os opressores de órfãos deviam ser
publicamente castigados (Dt 27, 19). Amparar os órfãos e viúvas é a
manifestação típica da fé ativa (Tg l, 27). São pupilos especiais de Deus. (Sl
9, 14.18; 67, 6; 145, 9; Prov. 23, 10).
ORIENTE
Os hebreus exprimiam o oriente, ocidente, Norte e Sul por
palavras que significavam ‘adiante’, ‘atrás’, ‘à esquerda’, ‘à direita’, em
conformidade da posição da pessoa que está com a sua face para o lado onde
nasce o sol (Jó 23.8,9). Por oriente eles freqüentemente querem dizer, não
somente a Arábia Deserta, e as terras de Moabe e Amom, que ficam ao oriente da
Palestina, mas também Assíria, Mesopotâmia, Babilônia e Caldéia, embora estes
países estejam situados mais ao norte do que ao oriente da Judéia. Balaão,
Ciro, e também os magos que visitaram Belém quando Jesus nasceu, diz-se terem
vindo do oriente (Nm 23.7 - Is 46.11 - Mt 2.1). ‘os povos do oriente’ são, em
particular, as várias tribos desertas ao oriente da Palestina (Jz 6.3).
ORVALHO
Os orvalhos na Palestina são abundantes no verão, todas as
manhãs. Gideão encheu uma taça com a água do velo orvalhado (Jz 6.38). Quando
Isaque abençoou Jacó, desejou-lhe o orvalho do céu que fertiliza os campos (Gn
27. 28). Nestes países quentes, onde raras vezes chove, os orvalhos da noite
suprem a falta de chuvas. Os profetas e os poetas empregam muitas vezes o termo
orvalho nas suas imagens (Dt32.2 - Jó 29.19 - Sl 133.3 - Pv 19.12 - Is 26.19 -
os 6.4 - 13.3 - 14.5 - Mq 5.7). Em algumas destas passagens é mais da neblina
que se trata, a qual é trazida pelo vento ocidental.
OSÉIAS
Profeta de Israel e primeiro na ordem dos Profetas Menores.
Sobre a vida do profeta somente se sabe o que ele nos diz: Era filho de Beeri
(1.1), e segundo a tradição cristã, pertencia à tribo de Issacar. O seu livro
nos sugere, que ele era natural do reino do Norte. A narrativa pessoal, que se
lê no caps.1 a 3, deve sem dúvida ser interpretada como realidade e não somente
como simbólica. Segundo esta narração, casou-se Oséias, tomando por mulher a
Gômer, filha de Diblaim, de que teve três filhos, aos quais deu o nome de
Jezreel, Desfavorecida e Não-Meu-Povo. Gômer tornou-se adúltera, e abandonou-o.
Apesar de tudo isto, ela era amada pelo profeta que a resgatou da escravidão
(3.1,2), dando-lhe novamente lugar em sua casa, não sendo contudo, considerada
como esposa (3.3). A vida ministerial do profeta passou-se nos reinos de Uzias,
Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá e de Jeroboão II, o filho de Joás rei de
Israel (1.1). Por consequência, foi contemporâneo de Isaías, vivendo num
período de grande ansiedade nacional. A sua própria posição parece ter sido de
insulação religiosa, mas de íntima comunhão com Deus.
OSÉIAS, LIVRO DE
A mensagem do profeta tem duas características principais:
o seu zelo na condenação do pecado de Israel, visto como tinham os israelitas
abandonado a adoração ao Senhor, caindo na idolatria; e o grande desejo que
manifestou pelo arrependimento dos pecadores para receberem o perdão de Deus.
Podemos resumir o conteúdo do livro dessa forma: 1) Os caps. 1 a 3 apresentam um quadro
descritivo das relações existentes entre o Senhor e Seu povo, sob a figura de
uma mulher, que foi infiél ao seu marido; mas essa mulher foi por ele
arrancada, porque lhe tinha grande amor, da companhia de seu amante, e a
admitiu novamente em casa, esperando que ela, mergulhada na sua dor, se
arrependesse, a fim de que se realizasse entre os dois uma perfeita comunhão.
Para tornar mais vivamente real a narrativa, acham -se nesta incorporadas as
próprias experiências do Profeta, passadas ou na sua vida doméstica, ou em
sucessivas visões em que ele próprio toma a parte do marido traído. 2) Os caps.
4 a 14
encerram vários discursos proféticos, que foram proferidos em tempos
diferentes, desde a última parte do reinado
de Jeroboão II até certo tempo, que precede em curto intervalo a queda de
Samaria. Os principais tópicos são várias vezes repetidos; o culto do bezerro
em Betel; as desmoralizadoras idolatrias dos lugares altos; a conseqüente
corrupção moral dos sacerdotes e do povo; procedimento desleal e infiél do povo
nas suas alianças pagãs, ora com Assíria, ora com o Egito. Oséias passa sem
interrupção da severa exprobação para um terna repreensão; e esta é seguida de
repetidos e amorosos apelos, com promessas de restauração, expostas na mais
patética linguagem. E a conclusão é uma passagem de grande beleza, em que a
melancolia e aparente dureza dos precedentes traços são substituídos por
descrições de excelente suavidade, que lembram os Cantares de Salomão. O estilo
do profeta: é veemente e desordenado, conservando um pouco aquele formal
paralelismo, característiva da poesia hebraica. Há muitas referências aos acontecimentos
que se narram no Pentateuco, Josué, Juízes e Samuel; e nota-se também certa
correspondência com passagens do livro de Amós.
OTNIEL
Foi o primeiro juiz nomeado para o
povo de Israel após a morte de Josué. Era filho de Quenaz, o irmão mais novo de
Calebe, da Tribo de Judá. Ou seja, Otniel era sobrinho de Calebe. (Juízes 1:13;
3:9; Livro de Josué 15:17) O casamento de Otniel com Acsa, a filha de Calebe,
veio como resultado da conquista de Debir (anteriormente era chamada de
Quiriate-Sefer). Calebe tinha prometido em casamento a sua filha ao
conquistador da cidade. (Josué 15:16-19; Juízes 1:11-15) Otniel teve um filho
nomeado Hatat. A primeira opressão do povo de Israel por reinos estrangeiros
durou durante oito anos. Otniel derrotou Cusã-Risataim, o Rei de Síria (na LXX.
e Vg. se referem à Alta Mesopotâmia), e os israelitas tiveram paz por 40 anos.
(Juizes 3:8-11)
OURO
Metal precioso. O ouro não se encontra na Palestina em
estado natural, mas os israelitas o conheciam e o usavam desde alta antigüidade.
Os hebreus usavam o ouro em seus adornos pessoais em muitos dos utensílios mais
importantes usados no Tabernáculo e no Templo (Êx 25, Is; 3 Rs 6, 22s; 7, 48s),
no revestimento de ídolos (Êx 32, 4s), e como meio de câmbio (l Par 21, 25), se
bem que a cunhagem do ouro só tenha sido introduzida muito mais tarde na
história judaica.
OUTEIROS DE ABORIM
Acampamento dos israelitas nas terras altas de Moabe, perto
de Zerede (Nm 21:11; Nm 33:45).
OVELHA
Nos tempos bíblicos eram os ovinos parte importante do patrimônio
de Israel e por isso tanto se mencionam nas Escrituras. O pastoreio era uma das
atividades mais praticadas. Ovelhas e cordeiros se imolavam em quase todos os
sacrifícios prescritos por Lei. Simbolicamente o termo serviu para comparar os
povos a rebanhos de ovelhas. Jesus chamou os falsos profetas de lobos
disfarçados em ovelhas.
Jesus é o “Cordeiro de Deus” e o ‘’Bom Pastor” (Jó l, 36, 10,
Iss), que veio salvar a ovelha tresmalhada (Mt 18, 12: Lc 15, 4). Depois de sua
ressurreição, confiou a Pedro a missão de apascentar suas ovelhas (Jó 21, 17).
A ovelha é, portanto, o símbolo da alma humana, e o rebanho o é da Igreja.
OZA
Filho de Aminadab. Em sua casa foi depositada a Arca, para
ser conduzida a Jerusalém por ordem de Davi. Fez este transporte com pompa
magnífica. Soavam na cidade as trombetas e os festivos clamores quando a
pública alegria se mudou em tristeza, por causa de um acidente imprevisto. Os
bois que puxavam o carro em que estava a Arca, dando um passo em falso,
penderam a Arca para um lado; Oza estendeu a mão para a sustentar, e no mesmo
instante, Deus o castigou com a morte. (2 Rs 6). Este horroroso castigo
atemorizou a Davi de tal sorte que não se atreveu a conduzir logo a Arca para o
lugar que lhe preparara no seu palácio. Mandou-a pôr em casa de um levita
chamado Obededom, onde esteve pelo tempo de três meses.
OZEM
1) Um dos irmãos de David. O sexto
filho de Jessé (1Cr 2:15). 2) Filho de Jerameel (1Cr 2:25).
OZI
Houve muitos deste nome, dos quais o mais notável foi o
filho de Boci, quinto Supremo Sacerdote depois de Aarão e predecessor de Heli.
(l Par 6, 5. 6. 51).
OZIAS
Foi o 10º rei de Judá e teria começado a reinar por volta
de 792 a .C.
Sua história consta nos livros de II Crônicas, no Capítulo 26, e em II Reis , sendo
contemporâneo ao profeta Isaias. Grande guerreiro, filho do Rei Amazias, foi
considerado um engenheiro de notável saber, uma vez que as armas projetadas por
ele arremessavam grandes pedras, e, atiravam lanças. Possuiu grandes fazendas,
construiu reservatórios de água, fortificou torres e edificou uma cidade
chamada Elate. O seu exército foi tão poderoso que a sua fama chegou até o
Egito. Nos últimos anos de sua vida, foi amaldiçoado com a lepra, ao tentar
subverter à lei de Moisés e queimar ele mesmo o incenso no templo, o que era
reservado para os sacerdotes. Morreu isolado em um palácio, à margem do poder
pois era leproso.
OZNI
Um dos filhos de Gade; também chamado Ezbom (Gn 46:16; Nm
26:16).
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